Início > Meio Ambiente > Prefeitura realiza 1º Fórum de Políticas de Proteção Animal

Prefeitura realiza 1º Fórum de Políticas de Proteção Animal

Publicado em:  21/05/2018

O 1º Fórum de Políticas de Proteção Animal em São Gonçalo foi realizado na última sexta-feira (18), na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SG), no Zé Garoto, e elegeu os membros do Conselho Municipal de Proteção Animal. A iniciativa comprova o empenho, nunca antes dado a esta causa, da atual gestão no apoio aos protetores gonçalenses.

O fórum foi promovido pela Coordenadoria de Proteção Animal, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. De acordo com o coordenador da pasta, Sergio Fonseca, é importante resgatar esta política, que estava abandonada há muitos anos na cidade.

“A eleição do conselho é essencial para aliar o trabalho do poder público à sociedade. Estamos buscando garantir o bem-estar dos animais em São Gonçalo, abrindo espaço para a discussão de políticas efetivas nesta área”, afirma Sérgio Fonseca.

Anfitrião do evento, o presidente da OAB-SG, Eliano Enzo, destacou que todos os seres devem viver em harmonia. A promotora de Justiça, Renata Neme, corroborou a fala e explicou que os seres humanos precisam ser mais conscientes em relação aos outros animais.

“Todo animal tem sua função no nosso planeta. Precisamos cuidar deles e manter o equilíbrio natural. É importante ver a paixão no trabalho dos protetores, que cuidam, dão amor e carinho a esses bichinhos tão desprotegidos e desamparados”, ressalta a promotora.

De acordo com Bianca Lopes, conselheira e protetora dos animais, nenhum outro governo demonstrou tanto empenho nesta causa.

“A criação do conselho é uma grande conquista para todos que dedicam seu tempo a cuidar e proteger os animais. Temos a função de fiscalizar e cobrar o poder público. Inclusive, em conversa anterior entre nós, protetores, e representantes da Prefeitura, discutimos a criação de um Centro de Castração Móvel. A resposta foi positiva e o governo já está com o processo em andamento para a criação deste dispositivo”, comemorou.

Autor: Aaron Cesar
Foto: Girley Oliveira