Início > Uncategorized > Prefeitura realiza atividades ambientais no Ecoponto de Santa Luzia

Prefeitura realiza atividades ambientais no Ecoponto de Santa Luzia

Publicado em:  24/02/2024

Evento acontece dia 28 e será aberto ao público

Na próxima quarta-feira (28), a Secretaria de Conservação da Prefeitura de São Gonçalo, em conjunto com a Secretaria de Assistência Social e a Eccos Sustentável, dentre outros apoiadores, irá realizar a primeira edição do ‘Movimento Recicla São Gonçalo’, visando divulgar o trabalho feito nos Ecopontos do Barro Vermelho e de Santa Luzia.

O evento irá ocorrer das 9h às 16h, com atividades no Ecoponto de Santa Luzia. O objetivo do projeto é conscientizar ainda mais a população gonçalense sobre a importância da preservação do meio ambiente e da reciclagem, feita nos Ecopontos. O evento será aberto ao público.

O ‘Movimento Recicla São Gonçalo’ contará com uma Caravana da Sustentabilidade, com caminhões que irão exibir o material que já foi reciclado nos Ecopontos, somando mais de 100 toneladas. A Caravana sairá às 9h do Ecoponto do Barro Vermelho, na Rua Lúcio Tomé Feteira, e seguirá até o Ecoponto de Santa Luzia, na Rua Visconde Seabra. Além disso, na Escola Municipal Anísio Spínola Teixeira, serão realizadas palestras destacando a importância da reciclagem.

“Queremos contagiar a população para que ela não desperdice os materiais recicláveis. Isso ajuda a cidade também, já que os resíduos acabam não indo mais para os aterros sanitários e não são mais dispensados na natureza. O evento acaba ajudando a conscientizar as pessoas e atrai ainda mais os olhares para os Ecopontos. O evento é aberto e feito para todos os gonçalenses. Ainda teremos mais três Ecopontos entregues, a pedido do Capitão Nelson”, disse Edson Leal, secretário de Conservação.

Ainda no Ecoponto de Santa Luzia serão desenvolvidas atividades ambientais, o lançamento de um triciclo elétrico para a coleta seletiva no bairro, um sorteio de brindes, a entrega de um prêmio de serviço de telemedicina (que conta com assistência médica no celular por 24 horas durante um ano) para catadores contemplados, uma gincana de arrecadação de materiais recicláveis, distribuição de mudas, brincadeiras ambientais e visitas de escolas. As crianças serão recebidas por pessoas fantasiadas de super-heróis e a música está garantida pela Banda da Reciclagem.

“A ideia do movimento é contagiar as pessoas e mostrar a importância da reciclagem na preservação do meio ambiente e na geração de trabalho e renda. Vamos ter várias atividades nesse dia e uma delas é a exposição de materiais recicláveis. A ideia é mostrar a importância da destinação adequada que deve ser dada aos resíduos. Vamos contar também com a Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade para educação ambiental, e vamos ter grandes empresas aqui que vão falar também sobre a importância da reciclagem”, afirmou o consultor ambiental Edson Freitas, que também é responsável pela organização do evento.

Vale lembrar que a Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de São Gonçalo está nos Ecopontos todos os dias e marcará presença no evento com o objetivo de emitir a documentação necessária para aqueles que não a possuem. Assim, o catador poderá ser cadastrado e sua conta digital será aberta. De lá, os catadores cadastrados já saem com o cartão que já pode ser usado nos comércios locais.

Ecopontos – Os Ecopontos surgiram a partir da Meta 18 do Plano Estratégico Novos Rumos, desenvolvido pela Secretaria de Gestão Integrada e Projetos Especiais (Semgipe), que prevê a implantação da coleta seletiva de lixo no município. A ação é uma iniciativa da campanha “Limpa São Gonçalo”, desenvolvida pela Secretaria de Conservação da Prefeitura de São Gonçalo.

No Ecoponto, são aceitos materiais recicláveis de plásticos (garrafas PET, potes, embalagens de plástico em geral), papéis (jornais, revistas, folhetos, caixas de papelão, embalagens de papel), vidros (potes de alimentos, garrafas, copos, cacos de vidro), metais (latas de alumínio, latas de aço, pregos, tampas, panelas de alumínio, cobre, ferro), eletros (aparelhos de televisão, computadores, celulares, eletrodomésticos, rádios, geladeira, microondas) e óleo de cozinha vegetal usado.