Início > Saúde > Prefeitura realiza Caminhada Outubro Rosa em SG

Prefeitura realiza Caminhada Outubro Rosa em SG

Publicado em:  22/10/2018

Uma verdadeira Onda Rosa tomou conta das ruas do Centro de São Gonçalo na manhã deste domingo(21), com a realização da caminhada Outubro Rosa, que alerta para prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. O evento gratuito foi realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, através do Espaço Rosa, e foi voltado para pessoas de todas as idades.

“A participação nesse ato de conscientização é importante para darmos atenção sobre a importância de se prevenir. Somando o Espaço Rosa e o Centro de Imagem, somamos 30 mamografias realizadas desde o ano passado”, explica o prefeito José Luiz Nanci.

A programação começou a partir das 7h30, com concentração em frente ao INSS, onde ocorreu a distribuição de camisas. Durante todo o evento, a organização distribuiu garrafinhas de água mineral e a multidão foi acompanhada por uma ambulância e por equipes da |Cruz Vermelha e do Samu.

“A Caminhada é um grito de alerta contra a indiferença e a falta de informação. O conhecimento é uma arma extremamente importante nessa luta. Durante todo este mês nossas unidades de saúde estão realizando ações sobre o outubro rosa, dando orientações de como se faz o autoexame da mama e serviços de saúde da mulher no município”, conta o secretário de Saúde, Jefferson Antunes.

Segundo a organizadora da caminhada e coordenadora do Espaço Rosa, Patrícia Silva, a participação da população na disseminação de informações sobre a prevenção da doença é essencial. “O câncer de mama é uma doença que acomete centenas de mulheres anualmente e em São Gonçalo não é diferente. Quando assumi a coordenação do Espaço Rosa passei a conviver com mulheres que passam por esse problema e a participar das lutas diárias de suas vidas. Precisamos sempre mobilizar a população para que saibam da importância da prevenção, não só em outubro, mas durante todo ano”.

Somente nos últimos 12 meses, foram diagnosticados 300 casos de câncer de mama no Espaço Rosa, unidade de saúde destinada a saúde da mulher, que realiza o diagnóstico completo para a doença. Muitas das participantes da caminhada fazem parte do grupo motivacional “Unidas pela Vida”, formado por mulheres que passaram ou estão em tratamento contra a doença.

Uma delas é a atendente Tathiana França Nepomuceno, 40 anos, que foi na companhia dos filhos, da nora e do neto, o pequeno Théo, de apenas oito meses. Ela descobriu um nódulo no seio direito em julho de 2017.

“Quando descobri o espaço rosa, fui prontamente acolhida pela Patrícia e ogo fui atendida pelo mastologista, fiz a mamografia e a biópsia. Ao receber o resultado da doença eu fiquei sem saber o que pensar, entrei em desespero! Eu chorava e gritava sem saber o que fazer dali pra frente. Fui encaminhada para a quimioterapia, os cabelos começaram a cair, mas com o passar do tempo deixei de me preocupar com isso. Ninguém que passa por esse tratamento árduo e doloroso esquece. Em maio deste ano passei pela mastectomia radical com a retirada da mama direita, foi uma fase difícil mas que eu to conseguindo superar. Eu nunca desacreditei que vou vencer no final, sempre fui muito positiva com relação ao tratamento. Agora vou passar pelo processo da radioterapia e sei que minha vitória está bem pertinho. Sabe o que tirei disso tudo? Que sou mais forte que pensei e me sinto uma vencedora. Vou ser exemplo pra muita gente ainda com a minha força, garra e superação”, afirma.

Após o término da caminhada, os participantes puderam se recompor degustando frutas, realizar corte de cabelo com Serginho Tesoura de Ouro para a confecção de perucas, além de participar de uma aula de zumba com a professora Betta Leitte e equipe. O evento contou com o apoio do Samu, Cruz Vermelha, Guarda Municipal.

Autor: Marcelle dos Santos Correa Batista
Foto: Munique Menezes