Início > Desenvolvimento Urbano > Prefeitura realiza limpeza de bueiros para minimizar impacto das chuvas

Prefeitura realiza limpeza de bueiros para minimizar impacto das chuvas

Publicado em:  12/03/2024

Equipes atuaram em diversos bairros do município nesta terça-feira (12)

Equipes do Departamento de Conservação e Obras (DCO) da Secretaria Municipal de Conservação da Prefeitura de São Gonçalo estão realizando, nesta terça-feira (12), ações com o objetivo de minimizar os impactos das enchentes em São Gonçalo, proporcionando uma vida melhor para os moradores da cidade. Algumas das ações incluem, por exemplo, a desobstrução de bueiros e a instalação de manilhas e bocas de lobo para auxiliar no escoamento da água, além de podas de árvores.

Nesta terça-feira (12), funcionários do DCO atuavam em bairros como Paiva, Camarão, Pita, Barro Vermelho e no Alcântara.

Agentes da Secretaria de Conservação e da Secretaria de Desenvolvimento Urbano trabalham durante todo o ano na “Operação Chuvas de Verão – Limpa SG”, que busca intensificar a limpeza de bueiros, valões e rios.

Programa Limpa Rio – A Secretaria Municipal de Meio Ambiente vem atuando junto ao Instituto Estadual do Ambiente (Inea) na limpeza de rios, também com o objetivo de melhorar a questão dos alagamentos na cidade. Equipes estão fazendo a dragagem do Rio Alcântara, a limpeza do Rio Valéria e do Canal Jardim Catarina.

O objetivo do Limpa Rio é realizar a manutenção e a limpeza dos leitos e margens de corpos hídricos no Estado do Rio de Janeiro. Ao retirar os resíduos, que acabam impedindo a passagem da água em alguns pontos, o fluxo normal do rio é facilitado, evitando que o nível da água se exceda durante as chuvas e diminuindo os alagamentos.

Já foram realizados serviços de limpeza e desassoreamento também no rio Marimbondo, Porto Novo; rio Aldeia, no Rio do Ouro; rio Coelho, no Coelho; canal Califórnia, no Boaçu; rio Imboaçu, na Brasilândia, Vila Yara e Boaçu; rio Brandoas, no Vila Lage; canais de drenagem do rio Guaxindiba, em Guaxindiba; rio Luiz Caçador, no Luiz Caçador; rio Salgueiro, no Salgueiro. Ao todo, o trabalho já foi feito em quase oito quilômetros de corpos hídricos do município.

Os próximos rios que receberão o Programa Limpa Rio são o Canal Isaura Santarém, no Jardim Catarina; o rio Guaxindiba, em Guaxindiba; o rio Camarão, em Guaxindiba; o rio Porto da Pedra, no Porto da Pedra, a continuação do rio Alcântara, com trechos na Trindade; e no rio Mutondo, na Trindade.

Foto: Renan Otto