Desenvolvimento Urbano
Obras nos bairros Sacramento, Eliane e Iêda estão 40% concluídas
16/10/2025
Equipe do Programa Limpa Rio também atua no local, em mais uma parceria entre Estado e município
Nesta quinta-feira (16), equipes do setor de Recursos Hídricos da Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de São Gonçalo iniciaram a limpeza manual do canal localizado na Rua Olegário Nascimento, na divisa entre os bairros Jardim Catarina e Santa Luzia, nos trechos onde o acesso de equipamentos para a retirada de sedimentos não é possível.
O trabalho está sendo realizado em parceria com o Programa Limpa Rio, do Governo do Estado, que também está atuando com máquinas no canal.
O Limpa Rio é uma iniciativa do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), que está sendo executada no município em parceria com a Prefeitura. O objetivo do programa, que já atuou em diversos corpos hídricos do município, é realizar a manutenção e a limpeza dos leitos e margens de rios.
Ao retirar os resíduos, que impedem a passagem da água em alguns pontos, o fluxo normal do rio é facilitado, evitando que o nível da água se exceda durante as chuvas e diminuindo os alagamentos. Nos locais em que as máquinas não conseguem chegar, as equipes realizam a limpeza manual.
Máquinas do Limpa Rio estão atuando desde julho deste ano no canal da Rua Olegário Nascimento. Neste momento, a limpeza manual se fez necessária. O objetivo é fazer a limpeza manual de 600 metros de extensão do canal. Juntando a limpeza manual e das máquinas, serão retirados 5.500 metros cúbicos de sedimentos do canal.
“A limpeza dos rios e canais da nossa cidade é um trabalho contínuo. O Limpa Rio está em execução em São Gonçalo desde o início do meu governo, em mais uma medida para evitar alagamentos nos períodos de chuva. Estamos realizando obras de drenagem em vários bairros, muitas já foram concluídas e outras estão em andamento, e o trabalho de limpeza de rios e canais complementa estas ações para conter os alagamentos. Estamos dando mais qualidade de vida para a nossa população”, destacou o prefeito Capitão Nelson.
Atualmente, além do Limpa Rio no Jardim Catarina, equipes do programa também atuam no bairro Luiz Caçador, onde utilizam a máquina anfíbia para a retirada dos sedimentos do Rio Luiz Caçador, que deságua na Baía de Guanabara. A máquina anfíbia é equipamento flutuante que auxilia na retirada de sedimentos. Mais tecnológica que as escavadeiras tradicionais, as anfíbias atuam tanto em ambientes aquáticos quanto terrestres. O equipamento está sendo utilizado desde o início de outubro de 2024 em diversos rio da cidade.
Desde o início do Limpa Rio em São Gonçalo, já foram contemplados parte dos rios Alcântara/Colubandê e afluentes, Canal Isaura Santarém, Luiz Caçador, Mutondo, Coelho, Imboaçu, Canal Califórnia e Madeira (afluentes do Imboaçu), Brandoas, Marimbondo, Aldeia e afluente, Salgueiro, Valério (afluente do Salgueiro), Canal Mutuaguaçu, Canal José Pereira, Rio Bomba, além da desobstrução de importantes canais nos bairros Boaçu, Porto Velho e Neves, dentre outros.
Autor: Ascom
Foto: Julio Diniz
Notícias relacionadas
Mais Acessados