Início > Prefeito > Prefeitura recebe a Junta Militar para hasteamento da bandeira na próxima semana

Publicado em:  02/07/2019

Na próxima terça-feira (9), a Prefeitura Municipal de São Gonçalo sediará, às 10h, um evento cívico do hasteamento das bandeiras do Brasil, do Estado do Rio de Janeiro e do Município de São Gonçalo, com a 18º Junta de Serviço Militar de São Gonçalo. A ação é prevista no regulamento das leis do Serviço Militar e, com o juramento da bandeira, tem o objetivo de garantir uma forma de o cidadão que foi dispensado do Serviço Militar jurar honra, integridade e defesa da pátria.

“É uma honra participar deste momento e presidir a Junta Militar de nossa cidade. O serviço militar é de grande importância para a formação e cidadania dos jovens. Apenas neste ano 5.645 cidadãos se alistaram, sendo que, anualmente, há cerca de 13 mil atendimentos pela Junta. Portanto, essa cerimônia é em vista de homenagear nossa cidade, nossa população e os serviços prestados pelos militares”, afirmou o prefeito José Luiz Nanci, atual presidente da Junta Militar.

A cerimônia, também, contará com a participação do chefe do Posto de Recrutamento e Mobilização PRM 01/003 de Niterói, o tenente coronel Carlos Alexsandro de Almeida; do delegado do Serviço Militar e primeiro-tenente, Rosan Barbosa de Azevedo; o segundo sargento, Rafael Martins de Paiva; a secretária da Junta Militar, Ana Claudia da Silva Toffano Martins, além de diversas autoridades militares e representantes municipais.

Um dos destaques é a participação dos alunos das escolas municipais Professora Marluce Sales de Almeida, Visconde de Sepetiba e Leonor Corrêa, que vão assistir e cantar em conjunto o Hino Nacional Brasileiro.

O Serviço Militar consiste no exercício das atividades desempenhadas pelas Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica), em defesa da nação e é obrigatório no Brasil para jovens com 18 anos ou mais. Para o alistamento militar, o jovem deve comparecer à 18ª Junta de Serviço Militar em São Gonçalo levando o RG, CPF, certidão de nascimento, comprovante de endereço e duas fotos 3×4.

Autor: Raquel Muniz