Início > Assistência Social > Prefeitura reinaugura equipamento para PcDs em Vista Alegre

Prefeitura reinaugura equipamento para PcDs em Vista Alegre

Publicado em:  26/04/2024

Espaço, que atende jovens e adultos, conta com profissionais qualificados

A Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de São Gonçalo, através da Subsecretaria da Pessoa com Deficiência, reinaugurou, nesta sexta-feira (26), o Centro-Dia para Pessoa com Deficiência e suas Famílias. O local, localizado no bairro de Vista Alegre, passou por obras de revitalização nesta gestão e ganhou uma cara nova. O Centro-Dia de São Gonçalo é o único equipamento do tipo na Região Metropolitana e nele são desenvolvidas várias atividades, como oficinas de artes e música, por exemplo.

O equipamento atende jovens e adultos, na faixa etária dos 18 aos 59 anos, com deficiência (exceto deficiências psiquiátricas). No local, existe uma equipe formada por terapeuta ocupacional, pedagoga, psicóloga e assistente social, além de cuidadores. Também são ofertadas diversas oficinas terapêuticas, como artesanato, música, culinária e atividades de vida diária, além de atividades recreativas ocupacionais, de promoção de saúde e cuidados básicos de vida diária.

O Centro-Dia foi inaugurado pela primeira vez em 2014. Desde então, o local vinha sendo utilizado, mas estava ficando com uma estrutura deteriorada. Pensando nisso, equipes da Secretaria de Gestão Integrada e Projetos Especiais (Semgipe) desenvolveram o projeto do novo espaço e a reforma foi feita. Agora, o local possui salas de descanso, de oficinas, de espera das mães, de psicologia, cozinha para a oficina de culinária, banheiros adaptados, espaços para técnicos e pessoal administrativo.

O prefeito Capitão Nelson esteve na reinauguração do espaço. Ele ressaltou a importância do trabalho que vem sendo feito pela Secretaria de Assistência Social no município.

“É uma satisfação estar entregando mais um equipamento da Assistência Social. Este é o único equipamento do tipo que existe na Região Metropolitana e quero parabenizar os envolvidos por isso. Estamos cuidando da nossa população. Aqui no Centro-Dia conseguimos promover a convivência entre as pessoas PcDs e desenvolver a aprendizagem delas, com apoio de profissionais especializados”, afirmou.

Felippe Mattos Monteiro, secretário de Assistência Social, ressaltou que esse é mais um equipamento para atender as demandas da população de São Gonçalo.

“Esse é mais um trabalho finalizado. Estamos sempre buscando capacitar as nossas equipes para que a população seja atendida da melhor forma, como solicitado pelo prefeito”, disse.

Ana Paula Teixeira de Oliveira é a atual responsável pela Subsecretaria da Pessoa com Deficiência. Segundo ela, o objetivo do espaço é promover a proteção, a orientação e a inclusão das Pessoas com Deficiência.

“Aqui no Centro-Dia buscamos o aumento da autonomia e independência das pessoas com deficiência por meio de atividades para o enfrentamento das barreiras de inclusão social. Buscamos promover também a convivência, o fortalecimento dos vínculos e relações sociais e outros, além de apoio e orientação aos familiares. O Centro-Dia está aberto para toda a população de São Gonçalo”, disse ela.

As Pessoas com Deficiência que desejam frequentar o espaço e conhecer mais das oficinas podem se dirigir até o Centro-Dia localizado na Estrada São Pedro, em Vista Alegre (ao lado do CRAS de Vista Alegre). É necessário levar o laudo médico mais recente, a receita de medicação que a pessoa está tomando e o comprovante de residência do município. Depois, o candidato passará por um processo de triagem. Os pais das PcDs também realizam algumas oficinas no Centro-Dia. O local revitalizado irá funcionar das 9h às 16h, de segunda a sexta-feira. Também é possível realizar o contato com o local pelo e-mail: centrodia.sg.rj@gmail.com

Também estavam presentes no evento: o vice-prefeito Sergio Gevú; o secretário municipal de Conservação Edson Leal; Ana Cristina da Silva, subsecretária municipal de Políticas Públicas para as Mulheres; e Wagner Ventura, subsecretário de Trabalho.

Pessoas que já utilizam o espaço – A revitalização do Centro-Dia também foi comemorada pelas dezenas de famílias que já utilizam o serviço do Centro-Dia, desde antes da revitalização. Uma delas é Márcia da Conceição, de 53 anos. Ela leva a filha Jéssica, de 28 anos, ao local. Jéssica foi diagnosticada com deficiência mental e autismo.

“Minha filha faz oficina de música e arte. Estamos aqui desde março de 2014. Para Jéssica as oficinas são importantes, já que ela tem um atraso na fala. Mas aqui dentro isso foi desenvolvido melhor, além das funções cognitivas, motoras e psicológicas e a convivência com outras pessoas. Os incentivos que ela possui aqui, o aprendizado desenvolvido, faz com que ela me ajude até dentro de casa. A Jéssica tem prazer de estar aqui. Hoje, depois dessa revitalização, me sinto realizada como mãe”, comemorou a moradora do Jardim Catarina.

Foto: Renan Otto