Início > Educação > Premiação com aula de História ao ar livre em São Gonçalo

Premiação com aula de História ao ar livre em São Gonçalo

Publicado em:  15/09/2021

Vencedores de concurso de redação visitam Fazenda Engenho Novo

Em contato com o passado e com a ancestralidade, aconteceu, nesta quarta-feira (15), a premiação do Concurso Cultural de Redação “A História que Não Vivi”, onde 17 alunos da Escola Darcy Ribeiro e oito alunos da Escola Célia Pereira da Rosa foram conhecer a Fazenda Engenho Novo, em Monjolos. A iniciativa é do Movimento Ocupa Engenho Novo, contemplado pela Lei Aldir Blanc, que reuniu as crianças para contar a história, com visita guiada à fazenda e atuação de época com atores do Projeto Social Filhos de Dandara, além da premiação com medalha para todos e um tablet para cada um dos oito primeiros colocados.

No concurso, os alunos escreveram histórias que se interligavam com a história da Fazenda Engenho Novo, falando da vida dos escravos, que não tiveram oportunidade de registrar os seus momentos historicamente. O aluno Samuel Silva, de 13 anos, da Escola Municipal Célia Pereira da Rosa, escreveu sobre um escravo que se sentia muito injustiçado, tentou fugir e queria a liberdade para todos os escravizados.

“É muita identificação minha nesse texto, porque, hoje em dia, nós tentamos fugir dessa sociedade que é muitas vezes racista, porém, não conseguimos, temos que encarar de frente, com nosso jeito, respeitando todo mundo. A redação foi um desabafo”, conta Samuel Silva.

Para a diretora da Escola Municipal Célia Pereira da Rosa, em Santa Izabel, Dilvani Campos, o concurso despertou o interesse das crianças para a história e emocionou os docentes com o resultado das redações.

“Apesar da escola não estar tão longe da fazenda, ela trouxe para os alunos uma curiosidade incrível, e a gente viu que os que estão aqui foram aqueles que se empenharam mesmo. O empenho deles nos emocionou, porque a gente pode perceber o quanto esses projetos são necessários na escola, para poder resgatar alunos e crianças que estão sem perspectiva de vida”, afirmou.

Segundo a diretora da Escola Municipal Darcy Ribeiro, em Vista Alegre, Fabiana Rosário, para os alunos, a surpresa não foi apenas de visitar o espaço, mas também ver a encenação dos atores como escravos.

“Para a escola, veio para somar com o projeto que já estávamos desenvolvendo sobre o patrimônio de São Gonçalo. Quando foi apresentado o concurso, a escola abraçou, pois chegou no momento exato, todos os alunos ficaram muito envolvidos, fazendo com alegria. Claro que a premiação incentiva e estimula, mas o concurso foi muito positivo para a escola”, finaliza a diretora da Escola Municipal Darcy Ribeiro, Fabiana Rosário.

Movimento Ocupa Engenho Novo – O Movimento Ocupa Engenho Novo busca dar espaço para outros personagens que viveram na Fazenda Engenho Novo, no período colonial, imperial e no século XX, que pertencia ao Barão de São Gonçalo, Belarmino Ricardo Siqueira. A idéia é conhecer mais sobre esses personagens, principalmente na época da escravidão, sobre os escravizados e, no pós abolição, sobre os trabalhadores, os descendentes dos escravos que ficaram na fazenda.

Foto: Renan Otto