Início > Meio Ambiente > Preservação ambiental é tema de reunião entre Prefeitura e grupo Saberes

Preservação ambiental é tema de reunião entre Prefeitura e grupo Saberes

Publicado em:  16/07/2019

A cidade de São Gonçalo continua avançando em políticas públicas de preservação ambiental. Na última semana, o prefeito José Luiz Nanci recebeu, em seu gabinete, representantes do grupo Saberes, contratado pelo Governo do Estado para implantar o Programa de Apoio à Criação de Unidades Municipais de Conservação (ProUC) nas 92 cidades do Rio de Janeiro. Na ocasião, o grupo ficou satisfeito com o trabalho já realizado em São Gonçalo.

“Encontramos um ótimo cenário em relação ao trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, com unidades de conservação já criadas e que vão receber o nosso apoio. É exatamente isso que o projeto visa. O objetivo agora é sistematizar as informações levantadas durante a reunião, montar um banco de dados e realizar estudos técnicos para recategorizar as unidades de conservação já existentes e, possivelmente, criar novas”, afirma Janete Abrahão, coordenadora executiva do grupo Saberes.

Atualmente, o município de São Gonçalo conta com quatro Áreas de Proteção Ambiental (APAs): o Alto do Gaia, em Santa Izabel; Itaoca; Estância Pendotiba, em Maria Paula; e Engenho Pequeno, sendo que as três primeiras foram criadas nesta gestão, totalizando 37 km² de área preservada. Essas unidades de conservação contribuíram para o aumento no recolhimento do ICMS Ecológico em 2019.

“Estamos realizando grandes avanços na área ambiental em São Gonçalo. Revitalizamos a APA do Engenho Pequeno, com colocação de sistema de energia solar, reforma da sede, construção de um auditório e um novo viveiro, instalação de playground e aparelhos de ginástica. Além disso, São Gonçalo passou de 4% para 19% de área protegida, com a adição das APAs de Itaoca, Maria Paula e Alto do Gaia, e este é o caminho que devemos seguir, sempre respeitando o meio ambiente”, ressalta o prefeito de São Gonçalo, José Luiz Nanci.

Para o secretário municipal de Meio Ambiente, José Rafael de Abreu, é essencial essa troca de informações entre as entidades governamentais em busca de gerar uma rede de informações e potencializar as unidades municipais de conservação.

“Acredito que estamos fazendo um trabalho excelente na esfera ambiental dentro do município. O governo tem se empenhado bastante neste sentido e já estamos colhendo os frutos, como por exemplo a maior arrecadação com o ICSM Ecológico. Vamos trabalhar agora visando o plano de manejo integrado e consolidação das novas APAs, com colocação de sinalização ambiental, mapeamento de trilhas e criação de centros de referência. Temos disposição para continuar seguindo em busca de resultados positivos”, concluiu.

Autor: Aaron Cesar
Foto: Lucas Alvarenga