Início > Educação > PROERD entrega mais de 800 certificados em São Gonçalo

PROERD entrega mais de 800 certificados em São Gonçalo

Publicado em:  11/07/2018

Cerca de 800 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, da rede municipal de Educação de São Gonçalo, participaram da formatura e entrega de certificados do Programa Educacional de Resistências às Drogas e à Violência (PROERD), nesta quarta-feira (11), com o tema “Só vira fera quem não mexe com drogas”, da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo (SEMED). A cerimônia foi realizada na Assembleia de Deus, no Rocha, e contou com a presença de pais, professores e representantes das escolas participantes do Programa.

O PROERD existe há 26 anos e já atendeu mais de 1,5 milhão de crianças no Estado do Rio Janeiro, desde a sua implantação em 1992. O Programa é desenvolvido por policiais militares treinados e preparados para trabalhar uma metodologia especialmente voltada para crianças, adolescentes e adultos. O objetivo é transmitir uma mensagem de valorização à vida, e da importância de se manter longe das drogas e da violência.

Durante a solenidade houve homenagens às professoras pela dedicação ao ofício de ensinar. Vários alunos receberam medalhas, troféus e diplomas das mãos de seus instrutores por terem suas redações escolhidas e lidas em público sobre o que aprenderam durante o curso.

“Vocês tiveram uma oportunidade maravilhosa de conviver com pessoas que explicaram o que é certo de se fazer e a partir de agora vocês são proerdianos e têm obrigação de transmitir esse conhecimento que adquiriram ao longo desse semestre para os seus coleguinhas, seja na escola, nas ruas, em suas casas. Então, quando conversarem com adultos ou com amiguinhos de sua idade, tentem transmitir um pouco do que vocês aprenderam e usem isso também no dia a dia de vocês,” destacou o coronel da Polícia Militar, Fernando Salema, que esteve presente ao evento.

A subsecretária de Ações Pedagógicas da Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo, professora Rejane Adriano, ressaltou que as crianças são o futuro do país.

“Fico muito feliz em estar aqui representando o secretário municipal de Educação, professor José Augusto Nunes. Quero agradecer a presença de todos, vocês representam o nosso futuro. O Brasil tem esperança, tem expectativa em vocês. Cada um de vocês tem que se sentir muito importante porque daqui a dez ou doze anos estarão fazendo história, a história do futuro do nosso país. É por isso que nós da educação investimos em vocês, confiamos em vocês, assim como esse programa da Polícia Militar está investindo na saúde mental e física de vocês porque à medida que a gente não deixa se contaminar com as drogas, a gente está cuidando do bem precioso que Deus deu a gente, que é o nosso corpo, a nossa mente. A gente tem que deixar esse corpo e essa mente livres para gente construir o país que a gente deseja e tem poder para isso. Esse poder da transformação é de vocês, pelas atitudes do bem,” disse a professora Rejane.

“É um prazer estar aqui representando a coordenação estadual do Proerd. Mais de um milhão e meio de crianças já foram formadas pelo Proerd no Estado do Rio de Janeiro, que foi pioneiro no programa. Hoje nós temos a honra de ter o Proerd em todos os estados da federação e no Distrito Federal. Só neste semestre são mais de 80 mil crianças que estão se formando, firmando o compromisso de tomarem decisões assertivas, de pensar nas conseqüências de suas decisões,” afirmou o Major Lima.

O pastor Manoel Custódio agradeceu o trabalho realizado pela Polícia Militar através do Proerd e pediu aos alunos para rezar com ele o Pai Nosso.

Participaram da solenidade as seguintes unidades: E.M. Professor Paulo Roberto Azevedo, E.M. Professor Genecy Suhett lima, E.M. Desembargador Ronald de Souza, E.M. Almirante Alfredi Carlos Soares Dutra, E.M. Presidente Castelo Branco, E.M. Armando Leão, E.M. Elpídio dos Santos, E.M. Jovita Maria de Jesus, E.M. Darcy Ribeiro, E.M. Irene Barbosa e E.E. Municipalizada Guaxindiba.

Presença

Representando a Semed estavam Rejane Adriano (subsecretária de Ações Pedagógicas), Graciele Vasconcelos (coordenadora geral da subsecretaria de Ações Pedagógicas), Lofreman Medina (assistente da subsecretaria de Ações Pedagógicas), Vanda Nicacio (coordenadora do Programa Mais Educação), Gisele Ribas (superintendente de ensino). A mesa foi composta por Manoel Custódio (pastor-presidente da Assembleia de Deus, do Rocha), coronel PM Fernando Salema, Major Lima (coordenador técnico do PROERD), Rejane Adriano (subsecretária de Ações Pedagógicas), tenente Vinhas, representando o comando do 7º BPM e sargento Vale, da Pamesp escolar.

Autor: Selma Nogueira