Início > Desenvolvimento Social > Profissionais da SMDS e Semimd se imunizam contra o sarampo em Dia D de Vacinação

Publicado em:  21/02/2020

A Secretaria Municipal de Saúde realizou nesta quinta-feira (20) o Dia D de vacinação contra o sarampo para os servidores municipais das secretarias municipais de Desenvolvimento Social e de Políticas Públicas para Mulher, Idoso e Pessoa com Deficiência, em Venda da Cruz. A ação acontece em meio à campanha “Rio Sem Sarampo”, que vai até o dia 13 de março e tem como objetivo a cobertura vacinal da população na faixa etária de 6 meses a 49 anos.

Desde 2018, com a reintrodução do vírus no Brasil, a doença é considerada um surto no país. Causada por um vírus que pode ser fatal, o sarampo é uma doença infecciosa grave. A transmissão pode ocorrer através da tosse, espirro, fala ou respiro próximo de outras pessoas. Os sintomas são febre acompanhada de tosse, irritação nos olhos, nariz congestionado e mal-estar intenso.

É recomendado que a imunização seja realizada em três fases: a dose zero, entre os 6 e 11 meses; a primeira dose, com um ano de idade, e a segunda e última dose, com um ano e três meses. A campanha é voltada para aqueles que não possuem o esquema de doses completo ou ainda os que não possuem nenhuma dose.

A enfermeira responsável pela saúde da SMDS, Layane Cavalcanti, ressalta a importância dessas ações voltadas para o cuidado e bem-estar com os servidores.

“O sarampo era considerado uma doença erradicada no Brasil em 2016, mas em 2018 a doença voltou e já contabiliza muitos casos registrados. É de grande importância que a população que esteja na faixa etária da cobertura vacinal se imunize, e é muito importante poder promover essa ação no ambiente de trabalho dos profissionais da assistência de São Gonçalo, principalmente por eles estarem sempre realizando visitas em diversos lugares, com diferentes públicos, ou seja, são grupos que acabam sendo mais suscetíveis à doença. A prevenção é sempre a mulher solução”, destaca Layane.

Autor: Luciana Pimentel
Fonte: SMDS