Início > Saúde >  Profissionais de saúde realizam capacitação em auriculoterapia

 Profissionais de saúde realizam capacitação em auriculoterapia

Compartilhe isso:


Publicado em:  05/04/2023

Qualificação visa expandir o tratamento alternativo

Mais de 200 profissionais da rede municipal de saúde de São Gonçalo realizaram, nesta quarta-feira (05), uma capacitação para a prática de auriculoterapia nas unidades da Atenção Básica e da Atenção Especializada. O encontro aconteceu na Universidade Salgado de Oliveira (Universo), na Trindade, durante todo o dia. 

     A capacitação atendeu, principalmente, aos profissionais dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasfs): fisioterapeutas, enfermeiros e educadores físicos, mas também outros trabalhadores da Atenção Básica e da Atenção Especializada: médicos, nutricionistas, dentistas, psicólogos e fonoaudiólogos. A qualificação profissional foi ministrada pela gestora do curso de Fisioterapia da Universo, Maria Cristina Salimena da Silva. 

     Idealizado pela gestão do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (Neps) da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo, a qualificação visa expandir o tratamento alternativo para mais unidades de saúde. 

     A auriculoterapia já faz parte da rede municipal de saúde de São Gonçalo. A prática integrativa e complementar (PIC) ativa os pontos na orelha através de adesivos com cristais, sementes ou agulhas, aliviando as dores físicas e emocionais. 

    “A capacitação foi um sucesso e vai beneficiar muitos gonçalenses com a terapia alternativa. Esta é a primeira de muitas outras que virão, da própria auriculoterapia, mas também de outras especialidades. Estamos sempre trabalhando para melhorar a qualidade dos serviços oferecidos à população”, disse a coordenadora do Neps, Aline Serra.

Autor: Ascom
Foto: Ascom
Fonte: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content