Turismo e Cultura
Cidade Ilustrada: Transformação cultural e urbana em São Gonçalo através da arte
03/05/2025
Tempo de Aprender garante reforço escolar na rede municipal
Atendendo aos alunos de primeiro e segundo anos de forma individual, a professora Sara Bentes, da Escola Municipal Leonor Corrêa, em Trindade, realiza, todos os dias da semana, o Programa Tempo de Aprender, do Ministério da Educação (MEC). O objetivo é melhorar a qualidade da alfabetização nas escolas, com reforço escolar e apoio pedagógico para os professores, tendo em vista os impactos de dois anos de pandemia.
Com 14 alunos contemplados por dia, a professora usa táticas pedagógicas de leitura, trabalhando as famílias, vogais e o alfabeto, além de brincadeiras lúdicas para descontração. Ela conta que os alunos chegam com dificuldades e saem lendo com fluência.
“Individualmente, a criança foca mais, em grupo ela pode se dispersar com mais facilidade. Nós fazemos um trabalho aos poucos, no tempo da criança, e tem dado muito certo. Alguns alunos chegam bem avançados na leitura, outras estão com mais dificuldade. Então, em conjunto com a professora da sala de aula, eu vou trabalhando essa dificuldade”, disse a professora.
Eliane Besfor, mãe do aluno Abner, de 8 anos, já consegue perceber a diferença na alfabetização do seu filho. Frequentando as aulas do programa desde junho deste ano, ele já está muito mais ágil e fluente na leitura.
“Ele começou a se interessar mais pelas aulas e está absorvendo melhor o conteúdo. Eu percebi que ele está com mais facilidade para ler, foi realmente uma grande mudança. Este programa é excelente, só trouxe benefícios para os alunos”, contou a mãe.
Além do reforço escolar para o alunos, as ações do Programa Tempo de Aprender também visam aprimorar a formação pedagógica e gerencial de docentes e gestores e disponibilizar materiais e recursos baseados em evidências científicas para alunos, professores e gestores educacionais.
Autor: Ascom
Foto: Julio Diniz
Fonte: Ascom
Notícias relacionadas
Mais Acessados