Assistência Social
Aulas na Padaria Escola seguem a todo vapor
21/04/2025
Promover e acompanhar o desenvolvimento infantil integral na primeira infância e facilitar o acesso da gestante e de sua família às políticas e aos serviços públicos de suas necessidades. Esse é o objetivo do Programa Criança Feliz, iniciativa do Governo Federal, que vem sendo desenvolvido em São Gonçalo desde novembro de 2018 através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. A principal ação do Criança Feliz é a realização de visitas domiciliares que representam uma estratégia de aproximação dos serviços com as famílias atendidas. O município conta hoje com uma equipe técnica formada por quatro visitadores, que acompanham 86 famílias dos bairros Alcântara, Arsenal, Colubandê, Guaxindiba, Vista Alegre e Venda da Cruz.
Moradora do Colubandê, Bruna Pereira Batista, de 26 anos, é mãe de Nycole Vitória Pereira, de 8 meses, que vem sendo acompanhada pelo programa desde março.
“A visitadora Flávia está acompanhando a Nycole há quatro meses e durante esse tempo pude perceber o quanto a minha filha evoluiu, principalmente em relação à coordenação motora. A Nycole conta sempre com a ajuda dos irmãos maiores que a ajudam a realizar as atividades e brincar com ela. O Criança Feliz está sendo muito importante na vida da minha filha e a nossa família está muito feliz em ver o desenvolvimento dela”, contou Luíza.
O programa consiste em visitas domiciliares de educadores sociais que buscam envolver ações de saúde, educação, assistência social, cultura e direitos humanos. O serviço é voltado para gestantes, crianças de até três anos inseridas no Cadastro Único e suas famílias, além de crianças de até seis anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e suas famílias.
Fernanda Corrêa integra a equipe técnica de visitadores do território do Cras Arsenal. Para ela, o mais gratificante é poder acompanhar o desenvolvimento das crianças.
“O programa representa para mim uma ajuda muito importante para as famílias que estão em situação de vulnerabilidade. Ver a evolução das crianças e o fortalecimento de vínculos familiares é de uma imensa satisfação. Saber que faço parte de um programa que vai mudar o futuro de muitas crianças não tem preço”, afirmou Fernanda.
Os usuários do programa são selecionados a partir de uma busca ativa realizada pelas equipes de visitadores em postos de saúde, escolas, centros de referência e pastorais da criança. Quem quiser ter acesso ao serviço pode procurar o Centro de Referência mais próximo de sua residência. Para participar do programa é preciso que a família mantenha seus dados no Cadastro Único atualizados.
“O Criança Feliz tem sido um diferencial para o acesso das famílias aos seus direitos, porque leva a informação até eles. É muito satisfatório ver que o trabalho surte um efeito positivo no relacionamento das famílias, proporcionando o desenvolvimento integral dessa parcela da população que necessita do nosso apoio e cuidado”, explicou Aline Duarte, supervisora do programa em São Gonçalo.
A partir do próximo mês 20 novos profissionais irão integrar a equipe de visitadores, garantindo uma cobertura mais ampla do programa no município.
“Este é um serviço de grande importância para essa parcela em situação de vulnerabilidade da nossa população. Poder ampliar este atendimento representa o fortalecimento de ações de políticas públicas voltadas para as gestantes, crianças na primeira infância e suas famílias”, declarou Marta Maria Figueiredo, secretária de Desenvolvimento Social.
Autor: Luciana Pimentel
Foto: Jonas Guimarães
Notícias relacionadas
Mais Acessados