Início > Saúde > Programa de saúde do idoso realiza ação de conscientização no São Gonçalo Shopping

Programa de saúde do idoso realiza ação de conscientização no São Gonçalo Shopping

Compartilhe isso:


Publicado em:  18/06/2019

Entre 2017 e 2019, o programa de Saúde da Pessoa Idosa contabilizou 40 casos de denúncias de violências e maus-tratos em São Gonçalo. Além das subnotificações, há ainda os casos silenciosos que não chegam às notificações. Como forma de alertar a população e assegurar aos idosos o conhecimento dos seus direitos, a Secretaria de Saúde, em alusão ao mês de combate à violência contra a pessoa idosa, realiza em toda a rede palestras, rodas de conversas e atividades para a discussão do tema. E nesta segunda-feira (17), a ação aconteceu no São Gonçalo Shopping, com a equipe do Núcleo de Saúde da Família (NASF).

“Essa ação é uma forma de conscientizar a população sobre os direitos da pessoa idosa e o envelhecimento saudável. Estar perto da população, conversando e informando sobre os seus direitos, também é promover saúde”, afirmou a psicóloga da rede, Maria Cristina, que estava junto à equipe de enfermeiras e educadores físicos.

A atividade é realizada em parceria com o Programa de Saúde da Pessoa Idosa, que é responsável pelas ações em saúde do idoso no município. Além de palestras de conscientização, o programa realiza capacitações com os profissionais da rede para um atendimento humanizado e articula grupos de convivência junto aos idosos das unidades de saúde.

“Nosso principal instrumento é a caderneta de saúde do idoso. Através dela falamos da importância da continuidade do atendimento. A expectativa de vida da população está maior, por isso a importância de se pensar cada vez mais na qualidade de vida e na promoção da saúde!”, destacou Maria da Conceição, coordenadora do programa.

Aos 78 anos, Idelma Mendes, moradora do bairro Boa Vista, que esteve presente na ação, afirma que ter acesso aos própria direitos é fundamental.

“De um modo geral as pessoas ainda são muito mal informadas dos seus direitos. Eu fico feliz de ter vindo aqui e estar ainda mais consciente daquilo que é bom pra mim!”, afirmou a aposentada.

Autor: Thayná Valente
Foto: Divulgação

Notícias relacionadas

Skip to content