Início > Saúde > Programa de tabagismo capacita profissionais em SG

Programa de tabagismo capacita profissionais em SG

Publicado em:  25/05/2017

A Secretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo promoveu, durante este mês, a primeira capacitação para profissionais de saúde sobre tratamento do fumante, através do Programa Nacional de Controle do Tabagismo/Instituto Nacional do Câncer (Inca). A iniciativa tem o objetivo de formar os profissionais de saúde para a abordagem e tratamento do fumante na rede SUS, promovendo a melhoria do acesso e da qualidade da atenção à saúde.

“Os profissionais que participaram do evento estarão aptos a coordenar grupos de tabagistas e desenvolver estratégias para promover mudanças de comportamento, estilo de vida e hábitos saudáveis”, explica o secretário municipal de Saúde, Dimas Gadelha.

Participaram da primeira capacitação 100 profissionais, entre médicos, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas e outros profissionais de nível superior, que possuem perfil para trabalhar com o Programa de Cessação do Tabagismo e serem multiplicadores em suas respectivas unidades de saúde.

Entre os temas discutidos na capacitação, permearam a forma de tratamento, o acompanhamento do fumante e a necessidade do uso de remédio.

“Ao ingressar em um grupo de apoio, o paciente participa de reuniões semanais durante o primeiro mês”, explica a coordenadora municipal de Tabagismo, Carmen Dalsenter.

As reuniões para iniciantes acontecem em quatro etapas. Na primeira, o fumante aprende porque fuma e como isso afeta sua saúde. Na segunda, ele aprende a lidar com os primeiros dias sem cigarro e os sintomas da síndrome de abstinência. Na etapa seguinte, a reunião destaca os obstáculos para permanecer sem cigarros e estes são colocados em prática, como, por exemplo, a realização de atividades físicas. Finalizando, no quarto encontro do grupo o diálogo gira em torno dos benefícios indiretos, e em longo prazo, ao parar de fumar, como a melhora da autoestima e a diminuição do risco de doenças do coração.

Após os quatro módulos, o usuário passa a utilizar a goma de mascar e o adesivo de nicotina, que auxiliam a parar de fumar, reduzindo os sintomas da síndrome de abstinência.

Autor: Marcelle dos Santos Correa Batista
Fonte: Semsa