Início > Saúde > Programa Municipal de Saúde do Homem promove palestras de acesso ao cuidado em SG

Publicado em:  23/07/2019

Pensando a segurança no trabalho e levando a promoção de saúde e cuidado, o Programa Municipal de Saúde do homem, em parceria com o Programa de hipertensão e Diabetes, realizou nesta terça-feira (23), uma ação com funcionários da rede de mercados Atacadão, em Alcântara. O objetivo é ampliar o acesso ao cuidado junto a população na cidade.

“Fazemos um trabalho preventivo e alertar para a importância do cuidado é fundamental. Em São Gonçalo, o programa está em fase de implantação desde agosto de 2018. Realizamos capacitações na rede e estamos mapeando, através de questionários voltados para o público masculino, quais motivos levam a não acessar o sistema de saúde”, explica a enfermeira e coordenadora do programa, Aghata Barros.

Com o objetivo de garantir uma uma linha de cuidados integrais voltada para a população masculina, em 2009, o Ministério da Saúde lançou a portaria que institui a Política nacional de atenção integral à saúde do homem, o que muitas pessoas ainda não sabem. Com uma implementação gradativa a nível nacional, no município de São Gonçalo não é diferente.

As principais causas de morte entre os homens, segundo dados do Sistema de Informação de Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde, são as causas externas, como acidentes de trânsito, acidentes de trabalho e lesões por violência. Em segundo lugar estão as doenças do aparelho circulatório (como infarto agudo do miocárdio), seguida das neoplasias (tumor), nos brônquios e pulmões. Apesar dos dados, os homens ainda são os que menos acessam as redes de cuidado da Saúde.

Autor: Thayná Valente