Início > Esporte e Lazer > Programa Vida Saudável promove qualidade de vida aos idosos de São Gonçalo

Programa Vida Saudável promove qualidade de vida aos idosos de São Gonçalo

Publicado em:  14/02/2020

Com foco na terceira idade, a Prefeitura Municipal de São Gonçalo atua na promoção da qualidade de vida dos idosos através do Programa Vida Saudável. Disponível à população desde setembro de 2019, o objetivo é dar oportunidade à prática de atividades físicas, lazer e cultura aos participantes.

Criado a partir de uma parceria entre o Ministério da Cidadania – Secretaria Especial de Esportes e a Prefeitura Municipal de São Gonçalo, o projeto existe desde 2015, mas foi reestruturado ao final de 2018 e colocado à disposição da população a partir de 2019.

O Vida Saudável hoje atua em sete polos espalhados pelo município e conta com aulas de artesanato, capoeira, Muay Thai, ginástica, circuito funcional, dança, alongamento, relaxamento, hidroginástica, natação, caminhada, atividades expressivas, prevenção de quedas, capoterapia e jogos. Os beneficiados podem participar de quantas atividades físicas desejarem gratuitamente, além de atividades extras como eventos mensais, trimestrais e semestrais sempre acompanhados por profissionais qualificados.

De acordo com Karla Sampaio, coordenadora pedagógica do programa, o público alvo são os idosos acima dos 60 anos e pessoas portadoras de necessidades especiais. Mas em alguns casos há a flexibilização da participação das pessoas a partir dos 40 anos, desde que as atividades não sofram alterações.

“Nós queremos democratizar o acesso ao lazer e ao esporte recreativo à pessoa idosa na perspectiva da promoção da saúde. Estimular a convivência social, a formação de gestores e lideranças comunitárias e contribuir para que o lazer e o esporte recreativo sejam tratados como políticas públicas e direito de todos”, contou Karla.

Quem desejar participar do Programa pode fazer as inscrições diretamente em um dos sete núcleos durante o horário das aulas, preferencialmente pela manhã, a partir das 7h, nos seguintes polos:

*Núcleo Vila Olímpica – Fazenda Colubandê

Horário de Funcionamento: manhã (7h) e parte da tarde (14h)

Atividades: ginástica localizada, circuito funcional, alongamento, relaxamento e dança.

*Núcleo Condomínio Alcântara II

Horário de Funcionamento: manhã (7h) e parte da tarde (14h)

Atividades: ginástica localizada, circuito funcional, iniciação a dança de salão, jogos, hidroginástica e natação.

*Núcleo Praça do Mutuá (José Pedroso)

Horário de Funcionamento: manhã (7h) e tarde (14h)

Atividades: jogos, ginástica, caminhada, circuito funcional e artesanato.

*Núcleo Praça Vida Ativa (Rua da Caminhada – Camarão)

Horário de Funcionamento: manhã (7h) e noite (18h)

Atividades: ginástica, alongamento, dança, atividades expressivas, artesanato e Muay Thai.

*Núcleo Condomínio Nubar Boghossiam (Avenida Maricá – Prédios, em frente ao Supermercado Guanabara)

Horário de Funcionamento: manhã (7h), tarde (14h) e noite (18h)

Atividades: ginástica, circuito funcional, alongamento, relaxamento, prevenção de quedas e jogos.

*Núcleo E. M. Pastor Haroldo Gomes (com Subnúcleo na ONG Superar, anexo a Paróquia Santana – Itaúna)

Horário de Funcionamento: manhã (7h) e tarde (14h)

Atividades: capoeira, ginástica, circuito funcional e jogos.

*Núcleo EPROFE (Antigo Educandário Ester Pret – Porto do Rosa)

Horário de Funcionamento: manhã (7h) e parte da tarde (14h)

Atividades: capoterapia, ginástica, circuito funcional e jogos.