Início > Educação > Projeto de alfabetização usa criatividade e gastronomia em São Gonçalo

Projeto de alfabetização usa criatividade e gastronomia em São Gonçalo

Publicado em:  05/07/2022

Alunos de escola municipal aprendem as sílabas com uso de alimentos

Para apresentar a letra P do alfabeto para os alunos do primeiro ano da Escola Municipal Nossa Senhora da Boa Esperança, em Ipiiba, a professora Ane Cristina de Souza teve uma ideia diferente. Nesta terça-feira (5), ela trabalhou a palavra pizza de uma forma deliciosa: levando as crianças até a cozinha para prepararem o prato. Além de trabalhar as sílabas, a fonética e a escrita, os alunos ainda tiveram a oportunidade de comer a pizza que eles mesmos fizeram.

A professora fez um curso e descobriu o ‘Delicionário’, que são textos curtos, com rimas, que apresentam uma palavra chave que é um alimento. Ela resolveu trabalhar com este método porque, segundo ela, desperta o interesse, os alunos ficam mais envolvidos com a atividade e, inclusive, lembram do momento da aula. Na escola, já aconteceu a degustação de vários tipos de uva, degustação de manga, oficina para fazer empada, plantação de orégano na horta e, agora, a montagem da pizza.

“Eu apresento a palavra primeiro através de um texto, para eles conhecerem, para trabalhar o contexto e de uma forma que seja divertida, para atrair as crianças. Todos os textos têm rima, que é a base da consciência fonológica e a partir daí a gente introduz os alimentos. Assim, eles já conseguem identificar o que é uma palavra, o que é uma letra, o que é uma frase, coisas que as vezes não ficam tão bem amarradas no primeiro ano, além de ser muito divertido e gostoso”, conta a professora.

A aluna Ágata Renata, de 6 anos, foi a primeira a terminar as atividades com a letra P. Ela conseguiu identificar as rimas, as palavras, as sílabas e ainda cobriu os pontilhados indicados na atividade. Ela conta que adorou a experiência de colocar a mão na massa.

“Eu achei a pizza muito gostosa. Adorei colocar o queijo e a calabresa na pizza, é a primeira vez que eu faço. Eu achei bem fácil de fazer. Eu adoro a aula da tia, ela é muito legal”, disse a aluna.

Foto: Renan Otto