Início > Saúde > Projeto de castrações gratuitas em animais chega ao Barro Vermelho

Projeto de castrações gratuitas em animais chega ao Barro Vermelho

Compartilhe isso:


Publicado em:  18/01/2024

Mais de 180 agendamentos foram feitos na Trindade

Após realizar mais de 180 agendamentos para castrações gratuitas de cães e gatos na Praça da Trindade, na última quarta-feira (17), o projeto Ellos CastraPet desembarcou na Praça do Barro Vermelho, na manhã desta quinta-feira (18). O projeto, que está na cidade através de uma parceria com a Prefeitura de São Gonçalo, vai realizar centenas de castrações gratuitas em quatro bairros. 

O projeto é fruto de emenda parlamentar do deputado federal Sóstenes Cavalcante, que visa o controle populacional de animais, assim como a conscientização da população em relação aos temas da causa animal. Desde a sua implementação, o projeto já realizou mais de 15 mil atendimentos. 

Um dos primeiros a chegar na fila para o agendamento no Barro Vermelho foi Lucas Alves, de 24 anos, que estava há alguns meses tentando castrar uma gata que resgatou da rua. 

“Fiquei sabendo do projeto através de uma publicação da Prefeitura em uma rede social e me programei para conseguir essa vaga. Sei da importância da castração porque, especialmente, vai melhorar a qualidade de vida da minha gata”, disse Lucas.  

As castrações na Trindade e no Barro Vermelho serão realizadas entre os dias 22 e 26 de janeiro, na Praça da Trindade e na Praça do Barro Vermelho. No bairro Trindade, a ação será estendida por mais uma semana, com cirurgias entre 29 de janeiro e 2 de fevereiro.

A castração é feita para cadelas e cães que tenham no mínimo três quilos e no máximo 20 quilos. Já os felinos precisam ter no mínimo um quilo e meio. 

Também é um pré-requisito para a castração os animais terem entre seis meses e seis anos, não podem estar no cio, gestante e amamentando ou com leite. Os machos devem ter os dois testículos no saco escrotal.

Para os caninos, a castração não será realizada nas raças: Boston Terrier, Boxer, Bulldog Francês, Bulldog Inglês, Chihuaua, ChowChow, Dogue de Bordeaux, Lhasa Apso, Maltês, Pequinês, Pug, Sharpei, Yorkshire, Shih Tzu. E para os felinos, não serão castrados aqueles que são persas e exóticos. 

Os castramóveis também vão passar pelos bairros Bandeirantes e Jardim Catarina. O agendamento para a castração na Praça do Bandeirantes será realizado no dia 24 de janeiro, a partir das 9h. As castrações serão feitas, no mesmo local, entre 29 de janeiro e 2 de fevereiro. 

Já no Jardim Catarina, o agendamento será no dia 30 de de janeiro, a partir das 9h, na Praça Jardim Catarina II, ou Praça da Rua I, e as castrações entre 5 e 9 de fevereiro no mesmo local. 

Autor: Ascom
Foto: Renan Otto

Notícias relacionadas

Skip to content