Início > Defesa Civil > Projeto “Defesa Civil nas escolas” chega ao Boa Vista

Projeto “Defesa Civil nas escolas” chega ao Boa Vista

Publicado em:  13/03/2017

Percepção de risco, primeiros socorros e proteção ao meio ambiente são assuntos abordados no projeto “Defesa Civil nas Escolas”, que tem o objetivo de esclarecer e sensibilizar os alunos, visando o estímulo da discussão do tema em ambiente familiar. Nesta segunda-feira, uma equipe esteve na Escola Municipal Florisbela Maria Nunes Haase, no bairro Boa Vista, onde atuará durante o mês de março capacitando 108 alunos com idade entre sete e treze anos.

“O projeto existe há cerca de cinco anos e já capacitou mais de 1300 alunos da rede pública municipal de ensino da cidade. São realizados seis encontros, uma vez por semana, e no penúltimo encontro é realizada uma gincana com brincadeiras ligadas aos temas abordados nas aulas, e as equipes vencedoras ganham um passeio à casa de jogos Playtoy”, conta o subsecretário e coordenador da Defesa Civil de São Gonçalo, coronel Adilson Alves.

Nesta tarde, duas turmas participaram das atividades, que contemplam palestras sobre o trabalho da Defesa Civil e atividades lúdicas, como um jogo de tabuleiro gigante chamado Riscolândia, onde as crianças percorrem as casas e respondem perguntas relacionadas aos temas ministrados. Na maquete, os alunos podem ver situações de risco, como deslizamento de terra e alagamentos.

Mapeamento do bairro

Um novo projeto foi desenvolvido para ampliar o trabalho, que é o “Defesa Civil nos bairros”, atividade em conjunto com os alunos, para que os pais também aprendam a detectar os pontos de risco, as ameaças e suas consequências, na tentativa de melhorar o atendimento à população local.

“As crianças responderão um questionário com perguntas relacionadas ao local onde moram. Em seguida será realizada uma reunião com os pais, que também irão responder um questionário e ajudará a equipe de geólogos a mapear o bairro”, explica o coordenador do “Defesa Civil nas escolas”, Ricardo do Vale.

Autor: Marcelle dos Santos Correa Batista
Foto: Girley Oliveira