Saúde e Defesa Civil
São Gonçalo vacina grupos prioritários contra gripe neste sábado
02/05/2025
Alunos da Escola Municipal Ernani Faria, em Neves, participaram nesta terça-feira(6) do Projeto “Defesa Civil nas escolas”. A ação tem o objetivo de esclarecer e sensibilizar os alunos, visando o estímulo da discussão do tema em ambiente familiar.
Noções de Defesa Civil e prevenção de acidentes domésticos, educação ambiental e desastres naturais, noções de primeiros socorros, chuvas e suas consequências, percepção de risco, foram alguns dos temas discutidos entre os alunos do 2° e 3°ano do ensino fundamental.
“Os conceitos básicos de Defesa Civil e as possibilidades de moldar o cidadão do amanhã voltado para a preocupação com meio ambiente e com a sensação de segurança devem ser exaustivamente debatidos e propostos, evitando a instalação de comunidades em áreas de risco, indubitavelmente sensíveis aos eventos desastrosos”, explica o subsecretário de Defesa Civil, Antônio Haag.
As atividades contemplam palestras sobre o trabalho da Defesa Civil e atividades lúdicas, como um jogo de tabuleiro gigante chamado Riscolândia, onde os alunos percorrem as casas e respondem perguntas relacionadas aos temas ministrados. Na maquete, os alunos podem ver situações de risco, como deslizamento de terra e alagamentos.
“É fundamental formarmos cidadãos conscientes do seu papel na sociedade, se reconhecendo como responsáveis pela sua própria segurança e também pela proteção ao meio ambiente. Embora sejam assuntos sérios, buscamos sempre abordar esses temas de forma lúdica e de fácil entendimento”, explica a coordenadora da Defesa Civil, Walkiria Pessanha.
Durante este mês de junho, funcionários do setor de mapeamento da Defesa Civil percorrerão o bairro de Neves para realizar o mapeamento das áreas de risco, onde é recomendada a não construção de casas ou instalações, pois são muito expostas a desastres naturais, como desabamentos e inundações.
Defesa Civil realiza curso de voluntários
Estão abertas as inscrições para novas turmas de voluntários da Defesa Civil de São Gonçalo. As aulas, que são gratuitas e ministradas por agentes do próprio órgão municipal, têm duração de 45 dias. O curso começa em junho e, para se inscrever, basta o candidato comparecer ao Prédio Anexo da Prefeitura, na Rua Uriscina Vargas, no Mutondo, das 9h às 16h.
Entre os módulos do curso estão: noções básicas de Defesa Civil e voluntariado, comunicação de emergência, abrigos temporários, produtos perigosos, combate a princípios de incêndio e atendimento pré-hospitalar. Além das aulas teóricas, os candidatos a voluntários da Defesa Civil também participam de aulas práticas.
Autor: Marcelle dos Santos Correa Batista
Fonte: Semsa
Notícias relacionadas
Mais Acessados