Início > Saúde > Projeto inicia castração de animais em São Gonçalo

Projeto inicia castração de animais em São Gonçalo

Publicado em:  22/01/2024

Iniciativa tem a parceria da Prefeitura

A castração de centenas de cães e gatos de forma gratuita, através da parceria entre a Prefeitura de São Gonçalo e o projeto Ellos CastraPet, teve início nesta segunda-feira (22), na Praça da Trindade. Animais também estão sendo castrados na Praça do Barro Vermelho. Ao todo, serão submetidos à cirurgia centenas de animais em quatro bairros.

Os animais que estão sendo castrados foram previamente agendados na última semana. Heleno Fonseca, morador do Paraíso, estava no local para castrar sua cachorrinha Pretinha, de 5 anos.

“Minha filha descobriu sobre o projeto pelo site da Prefeitura e depois eu descobri também, pela rádio, que teria aqui. Tento castrar ela há anos, mas é algo caro e eu nunca conseguia. Eu acho importante para evitar que ela tenha filhotes”, contou o soldador de 49 anos.

O projeto é fruto de emenda parlamentar do deputado federal Sóstenes Cavalcante, que visa o controle populacional de animais, assim como a conscientização da população em relação aos temas da causa animal. Desde a sua implementação, o projeto já realizou mais de 15 mil atendimentos.

Carla Corrêa, moradora da Trindade, conseguiu realizar o agendamento para castrar sua Júlia, que tem entre 1 ano e meio. “Eu já estava procurando há um tempo para castrá-la quando uma pessoa me mandou em um grupo pela internet. Eu tenho seis cachorras em casa e, para mim, a castração é importante para não ter filhotes e, principalmente, para evitar doenças. Tenho uma cachorra que possui um cisto por não ter sido castrada quando era filhote. Eu amo pets, sempre resgato e já estava na hora de ter um projeto como esse, principalmente para aqueles com menos renda que não têm condição de castrar os bichinhos. Os filhotes que nascem acabam sendo judiados e não tem culpa”, afirmou ela, que tem 45 anos.

As castrações na Trindade e no Barro Vermelho serão realizadas entre os dias 22 e 26 de janeiro, na Praça da Trindade e na Praça do Barro Vermelho. No bairro Trindade, a ação será estendida por mais uma semana, com cirurgias entre 29 de janeiro e 2 de fevereiro.

Outras datas para agendamento – Os castramóveis também vão passar pelos bairros Bandeirantes e Jardim Catarina. O agendamento para a castração na Praça do Bandeirantes será realizado no dia 24 de janeiro, a partir das 9h. As castrações serão feitas, no mesmo local, entre 29 de janeiro e 2 de fevereiro.

Já no Jardim Catarina, o agendamento será no dia 30 de de janeiro, a partir das 9h, na Praça Jardim Catarina II, ou Praça da Rua I, e as castrações entre 5 e 9 de fevereiro no mesmo local.

As vagas são limitadas e as senhas são distribuídas por ordem de chegada e não é necessário levar o animal no dia do agendamento.

A castração é feita para cadelas e cães que tenham no mínimo três quilos e no máximo 20 quilos. Já os felinos precisam ter no mínimo um quilo e meio.

Também é um pré-requisito para a castração os animais terem entre seis meses e seis anos, não podem estar no cio, gestante e amamentando ou com leite. Os machos devem ter os dois testículos no saco escrotal.

Para os caninos, a castração não será realizada nas raças: Boston Terrier, Boxer, Bulldog Francês, Bulldog Inglês, Chihuaua, ChowChow, Dogue de Bordeaux, Lhasa Apso, Maltês, Pequinês, Pug, Sharpei, Yorkshire, Shih Tzu. E para os felinos, não serão castrados aqueles que são persas e exóticos.

Foto: Renan Otto