Meio Ambiente e Transportes
Fiscalização combate poluição sonora causada por motos barulhentas em São Gonçalo
01/08/2025
Ação desperta a consciência ecológica nos alunos ao integrar a educação ambiental ao currículo escolar
A Escola Municipal Luiz Gonzaga, em São Miguel, recebeu novamente o Projeto “Meu Ambiente”, desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente e Transportes de São Gonçalo, em parceria com a Secretaria de Educação. A nova visita, na última quinta-feira (31), teve como foco o trabalho com os alunos do 5º ano em torno de uma data ambiental significativa: o Dia Mundial de Proteção aos Manguezais, celebrado em 26 de julho.
A ação buscou reforçar a importância dos manguezais como ecossistemas essenciais para o equilíbrio ambiental. Durante a atividade, os estudantes aprenderam sobre as funções ecológicas desses ambientes costeiros, que atuam como verdadeiros berçários da vida marinha e também representam fonte de subsistência para comunidades tradicionais, como os caranguejeiros. O potencial dos manguezais para o turismo ecológico também foi destacado, incentivando a valorização e preservação desse patrimônio natural.
Para tornar o aprendizado mais dinâmico e envolvente, os alunos participaram de uma atividade prática em grupo: a confecção de um caranguejo articulável. A proposta, abordada de forma lúdica, permitiu que os estudantes aprofundassem seus conhecimentos sobre o crustáceo e sua relação direta com o ecossistema do manguezal.
A aluna Vitória Reis Alves, de 11 anos, falou sobre a atividade desenvolvida pela educadora ambiental e coordenadora do projeto, Glauce Batista Junior.
“Eu amei fazer essa atividade, ela foi muito inspiradora. Os manguezais são muito importantes para o nosso planeta e eu também amei fazer o caranguejo”, disse.
A professora Renata Jesus Porto, que solicitou a abordagem do tema, também enfatizou a relevância da ação para os estudantes.
“Achei a atividade muito interessante. Considero essencial que as crianças aprendam tudo o que envolve o meio ambiente, para que se conscientizem e entendam que não se pode jogar lixo na rua, além de saberem reaproveitar materiais que podem ser reciclados. Vimos, por exemplo, como o descarte incorreto afeta os mangues e prejudica o desenvolvimento da natureza”, destacou.
“O trabalho de educação ambiental que realizamos nas escolas é fundamental para despertar, desde cedo, o respeito pelos nossos ecossistemas. Falar sobre os manguezais é lembrar da riqueza ambiental que temos em São Gonçalo e da necessidade de preservá-la. Ao conhecerem a função desses ambientes e sua importância para tantas espécies e comunidades, os alunos passam a enxergar o meio ambiente com mais responsabilidade e pertencimento”, finalizou o secretário de Meio Ambiente e Transportes, Fabio Lemos.
O Projeto “Meu Ambiente” tem como objetivo principal integrar a educação ambiental ao cotidiano escolar, promovendo atividades práticas, vivências e reflexões sobre temas como reciclagem, preservação, consumo consciente e sustentabilidade. A iniciativa faz parte do Programa Municipal de Educação Ambiental (ProMEA São Gonçalo) e atende às diretrizes da Resolução Conjunta SEAS/INEA Nº 039/2021.
Autor: Ascom
Foto: Ascom
Notícias relacionadas
Mais Acessados