Início > Desenvolvimento Social > Projeto que estimula jovens em busca do primeiro emprego forma turma pioneira

Projeto que estimula jovens em busca do primeiro emprego forma turma pioneira

Compartilhe isso:


Publicado em:  10/07/2019

“Estou aqui representando a minha filha que não pôde estar presente, porque ela está participando do seu primeiro processo seletivo. Sei o quanto esse projeto foi essencial para auxiliá-la em seus primeiros passos rumo à vida profissional e somos muito gratas a todos os profissionais envolvidos”, disse emocionada Fabíola Andrade, mãe de Eduarda Andrade de 14 anos, ao receber o certificado da adolescente, uma das alunas do “Da Hora Jovem”, projeto desenvolvido pelo Centro de Referência do Rio D`Ouro, através do Serviço de Fortalecimento de Vínculos da Secretaria de Desenvolvimento Social, que oferece oficinas com temas relacionados ao mercado de trabalho. Em clima de confraternização, os alunos da turma pioneira estiveram reunidos nesta segunda-feira (8) para receberem seus certificados.

“Ver pessoas tão jovens e já ansiando por um futuro melhor é muito gratificante. Espero que a partir dessa capacitação esses adolescentes levem para a vida deles a vontade de querer algo melhor, que não se conformem com o ´não` e sigam com persistência em busca do ´sim`. Que cada um acredite cada vez mais no seu potencial de mudar a sua realidade e ir em busca de uma vida melhor”, declarou Sandra Valéria, subsecretária da Proteção Social Básica.

O projeto surgiu a partir da demanda de moradores da região que procuravam com frequência o Cras em busca de informações relacionadas ao mundo do trabalho. Durante três meses, os usuários entre 14 e 17 anos se reuniram semanalmente com a equipe técnica da unidade, formada por assistentes sociais e psicólogos que abordaram com a turma temas como a linguagem corporal no mundo do trabalho; consumismo e adolescência; currículo, mercado e redes sociais; construção de valores morais e ética e cidadania, entre outros.

“Nós pedimos ajuda e o Cras acabou criando um projeto para nos auxiliar e isso representa muito para mim. Nós, moradores de comunidade, temos poucas oportunidades e nessas aulas aprendi muitas coisas, não tinha ideia de como me vestir, nem do vocabulário que deve ser usado em uma entrevista de emprego e tenho certeza que esse curso vai acrescentar bastante na minha vida profissional”, afirmou Roseana Vieira, de 17 anos.

Diante da grande procura, as equipes técnicas do Cras prosseguirão com novas edições do “Da Hora Jovem”. A próxima turma está prevista para iniciar até o final do semestre.

“Formar a primeira turma do ´Da Hora Jovem` representa a nossa contribuição com a comunidade, efetivamente fazendo e desenvolvendo o nosso trabalho preventivo que é a nossa principal perspectiva aqui no Cras e vamos dar continuidade ao projeto”, disse Mônica Bastos, coordenadora do Cras.

Para a secretária de Desenvolvimento Social, Marta Maria Figueiredo, realizar projetos sobre o mercado de trabalho voltados para adolescentes é gerar estímulo ao protagonismo juvenil.

“Esse projeto é o resultado do trabalho bem desenvolvido por nossos técnicos junto com os sonhos e a vontade de vencer dos nossos adolescentes, que estão nessa etapa tão importante da vida”, afirmou Marta.

Quem quiser mais informações sobre o “Da Hora Jovem” pode entrar em contato com o Cras que fica na Rua Faustino Fonseca, lote 596, Rio do Ouro. Telefone: 3605-2425.

Autor: Luciana Pimentel
Foto: Divulgação

Notícias relacionadas

Skip to content