Início > Educação > Projeto vai incentivar leitura através da contação de histórias

Projeto vai incentivar leitura através da contação de histórias

Publicado em:  03/06/2019

A Secretaria Municipal de Educação, através da Subsecretaria de Educação Infantil e Inclusão, criou o Projeto “Uma história de escola em escola”. O Objetivo é promover ações de incentivo à leitura nas unidades de ensino da Rede Pública Municipal de São Gonçalo. Segundo o secretário Marcelo Azeredo, é preciso despertar e promover a leitura no âmbito escolar e fora dele.

“Com o incentivo à leitura teremos melhor qualidade de ensino e aprendizagem, melhor desenvolvimento sociocultural”, afirma Marcelo.

Através da contação de histórias, o projeto visa acrescentar ao cotidiano escolar a prática da leitura do livro como uma das prioridades no processo de aprendizagem escolar; exercitar a leitura como prática democrática, fundamental na formação do senso crítico e da cidadania; integrar a comunidade escolar mediante a multiplicidade de leituras; enriquecer o conteúdo, com foco no aprendizado global; além de desenvolver habilidades linguísticas, como falar e ouvir.

“Vamos propor atividades em que os alunos tenham que perguntar, prever, recapitular, opinar, resumir e comparar. Com isso, estaremos também contribuindo para a formação de leitores autônomos e competentes”, explica a subsecretária de Educação Infantil e Inclusão, Tatiana Félix, acrescentando que o trabalho será desenvolvido de acordo com o Projeto Pedagógico de cada unidade escolar.

Autor: Selma Nogueira