Início > Educação > Projovem tem sua aula inaugural no Amendoeira

Projovem tem sua aula inaugural no Amendoeira

Compartilhe isso:


Publicado em:  16/04/2019

Na tarde desta terça-feira (16), os alunos matriculados compareceram à aula inaugural do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem Urbano). O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Educação, ocorreu às 14h, na Escola Municipal Antônio Carlos Jobim, no Amendoeira, com o objetivo de reunir estudantes, mediadores e professores para dar uma introdução de como será o curso, que tem duração de 18 meses.

O Projovem Urbano é um projeto do Governo Federal que tem o objetivo de elevar a escolaridade de jovens com idade entre 18 e 29 anos, que saibam ler e escrever, mas que não tenham concluído o Ensino Fundamental, visando à conclusão desta etapa integrada à qualificação profissional e ao desenvolvimento de ações comunitárias com exercício da cidadania, na forma de curso. Logo, além de concluir o Ensino Fundamental, o estudante terá oportunidade de se qualificar profissionalmente como arquivador, almoxarife, contínuo (office boy/girl) e auxiliar administrativo.

O secretário de Educação, Marcelo Azeredo, explicou o objetivo do programa, que é uma grande oportunidade para todos. “Com o Projovem, as pessoas têm a chance de completar seus estudos e ter o sonho de uma alfabetização adequada. Nós sabemos que não é fácil, pois muitos jovens abandonam os estudos para trabalhar e ajudar sua família. Por isso, o Projovem é, de fato, uma oportunidade imperdível. Temos que incentivar nossos jovens a continuarem seus estudos”, ressaltou.

A comerciante Thaíssa da Silva, de 25 anos, é moradora do Amendoeira e demonstrou grande empolgação para o curso. Precisou parar os estudos no 8º ano do Ensino Fundamental por conta do trabalho e de seus três filhos. Agora se planejou para voltar e concluir um de seus sonhos.

“Tive que parar de estudar por causa dos meus filhos e fiquei apenas trabalhando. Uma filha minha estuda na escola e quando soube da oportunidade não podia perder, algo que sempre quis e não tive chance. Fui a primeira a me inscrever no programa e estou entusiasmada com essa conquista. Um dos pontos positivos é que o horário bate com a escola dos meus filhos”, declara.

Existem duas turmas completas, totalizando cerca de 80 alunos. Além dessa escola, haverá as aulas na Escola Municipal Presidente João Belchior Marques Goulart, em Tribobó. As aulas acontecerão de segunda a sexta, das 14h às 18h. Nesta primeira aula, houve uma introdução do programa, apresentação dos professores e cronograma das disciplinas. Também, sucedeu a entrega do material didático e, futuramente, os alunos ganharão o uniforme e o kit escolar. Um diferencial é que haverá uma ajudante para cuidar dos filhos pequenos que os alunos não tiverem com quem deixar.

A coordenadora geral, Ericka Cunha, disse que foi um processo demorado até a realização do projeto, mas que a expectativa está sendo enorme em virtude da empolgação dos alunos.

“A aula de hoje foi mais introdutória. Falamos do objetivo do programa, apresentamos os professores e o quadro de horários. A ideia é fazer um acolhimento com esses alunos. Além da conclusão do Ensino Fundamental, essa oportunidade dará uma base de como é o mercado de trabalho e um certificado dentro da área administrativa que os possibilitarão trabalhar em alguma empresa. Durante o processo todos faremos um encaminhamento para empresas, como SEST (Serviço Social do Transporte), SENAT (Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) ou Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), para a realização de um estágio e já vivenciarem o ambiente de trabalho. É um curso voltado para a disciplina básica das escolas e aulas de qualificação profissional e cidadania”, explica.

Vale destacar que as inscrições para o Projovem continuam abertas para dar oportunidade a todos os interessados em concluir o Ensino Fundamental no município. Quem quiser se inscrever deve se dirigir às escolas participantes: Escola Municipal Antônio Carlos Jobim, no bairro Amendoeira, e Escola Municipal Presidente João Belchior Marques Goulart, em Tribobó. No ato da matrícula é necessário apresentar carteira de identidade, CPF, comprovante de residência e histórico escolar (se possuir).

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (21) 98785-2607 e (21) 3700-2288.

Autor: Raquel Muniz
Foto: Lucas Alvarenga

Notícias relacionadas

Skip to content