Início > Saúde >  Promoção da saúde no CRAS de Vista Alegre

 Promoção da saúde no CRAS de Vista Alegre

Compartilhe isso:


Publicado em:  31/10/2023

Prefeito Capitão Nelson acompanha Operação Saúde Rosa

Dezenas de mulheres que fazem curso de cuidador de idoso no CRAS de Vista Alegre foram atendidas pelas equipes dos programas municipais da Secretaria de Saúde e Defesa Civil da Prefeitura de São Gonçalo nesta terça-feira (31). A ação fez parte dos eventos da Campanha Outubro Rosa realizados pelo Núcleo de Educação Permanente em Saúde (Neps) e foi aberta ao público. 

    Chamada de Operação Saúde Rosa, a atividade contou com orientações para promoção e prevenção de saúde com o Programa Municipal de Atenção Integral à Saúde da Mulher e outros programas municipais, além de agendamento de preventivos e encaminhamentos para mamografia. Presente no evento, o prefeito de São Gonçalo, Capitão Nelson, falou sobre a evolução de São Gonçalo na oferta dos exames de prevenção. 

     “Quando assumimos o governo, havia uma fila de 8 mil mulheres para fazer a mamografia. Trabalhamos para mudar essa realidade, mudamos escalas, agendamentos e o mamógrafo do Espaço Rosa – que era movido a lenha – foi substituído por um digital de última geração. Com isso, conseguimos zerar a fila. Hoje, temos vagas para todos os exames de prevenção em mais de um local. Sabemos que a prevenção é o melhor remédio”, disse o prefeito, que também prestou homenagem à agente comunitária Mary Cristina, falecida há 15 dias.

     A também agente comunitária Márcia Oliveira, de 60 anos, deu depoimento sobre o seu caso e cantou a música “Whisky a Go-go”, do grupo Roupa Nova, que foi adaptada para alertar as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce através dos exames de prevenção. Ela foi acompanhada na apresentação por agentes comunitárias da Clínica Gonçalense do Mutondo e de outras unidades de saúde. 

     “Eu e Mary sempre falávamos isso no Outubro Rosa. Eu sou prova viva de que o câncer tem cura. Eu tive câncer de mama, fiz mastectomia (retirada do seio), fiz cinco sessões de quimioterapia e 25 sessões de radioterapia aos 35 anos. O diagnóstico precoce é muito importante. Estou aqui hoje porque fui atendida a tempo. Então: se toque, se previna, faça a mamografia”, orientou Márcia Oliveira. 

    A ação foi a última em alusão ao Outubro Rosa e ainda contou com testagem rápida de sífilis, HIV e hepatite; aferição de pressão, corte de cabelo, manicure e pedicure. “Minha filha falou que ia ter essa ação aqui. E estou precisando fazer o preventivo e aproveitei para vir marcar direto”, contou a dona de casa Cláudia Mendes Araújo, de 53 anos. 

Autor: Ascom
Foto: Renan Otto
Fonte: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content