Início > Desenvolvimento Social > Rede de Assistência de São Gonçalo marca presença no 21º Encontro Regional Congemas

Publicado em:  17/07/2019

A equipe técnica da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social esteve presente no 21º Encontro Regional Congemas (Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social), que aconteceu durante os dias 15 e 16 de julho, no Centro de Convenções Sul América, no Centro do Rio de Janeiro.

Com o tema “Os Desafios da Proteção SocioAssistencial em Contexto de Restrição Fiscal”, o evento reuniu gestores e representantes do Congemas para discutir e realizar uma análise sobre as desproteções sociais dos grupos mais vulneráveis da população e as proteções providas pelos serviços e benefícios socioassistenciais (Benefício de Prestação Continuada e Bolsa Família) e suas perspectivas de fortalecimento da economia local no contexto de restrição fiscal.

No segundo dia do encontro, durante a oficina sobre o Criança Feliz, programa do Governo Federal que consiste no acompanhamento do desenvolvimento infantil integral na primeira infância e facilitar o acesso da gestante e de sua família às políticas e aos serviços públicos de suas necessidades, contou com a participação de Dinamárcia Monteiro, coordenadora do Família Acolhedora em São Gonçalo. Ela aproveitou a ocasião para apresentar o serviço desenvolvido no município, que funciona como política pública protetiva para crianças em situação de vulnerabilidade. Devido ao serviço de excelência, a cidade é considerada referência em acolhimento familiar no estado do Rio de Janeiro.

“Apresentar a metodologia do Família Acolhedora durante um evento tão importante quanto o Congemas representa a nossa contribuição e troca com a rede de assistência em relação à proteção da primeira infância, nessa fase da vida que é tão importante. Poder usar São Gonçalo como exemplo é muito importante nesse caminho para a efetivação de políticas públicas que transformem a vida das nossas crianças”, explicou Dinamarcia.

A secretária de Desenvolvimento Social, Marta Maria Figueiredo, também esteve presente no evento e falou sobre a importância de estar reunida com a rede de assistência.

“Os resultados surgem a partir da rede e do trabalho em conjunto. Poder reunir profissionais de diversos estados e municípios, em uma ocasião especial como essa, resulta em trocas, ideias e parcerias sobre a garantia de direitos”, afirmou Marta.

Autor: Luciana Pimentel
Fonte: SMDS