Início > Saúde > Rio de Janeiro recebe Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição I

Rio de Janeiro recebe Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição I

Compartilhe isso:


Publicado em:  21/05/2019

O Brasil realiza seu primeiro Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (Enani). O inquérito, inédito no país, coletará informações detalhadas sobre hábitos alimentares, peso e altura de crianças de até cinco anos e realizará exame de sangue nos participantes com mais de seis meses de vida. Pela primeira vez, dados sobre o crescimento e o desenvolvimento infantil e o mapeamento sanguíneo de 14 micronutrientes, como os minerais zinco e selênio e vitaminas do complexo B, serão estudados em todo o território nacional. Informações sobre amamentação, doação de leite humano, consumo de suplementos de vitaminas e minerais, habilidades culinárias, ambiente alimentar e condições sociais da família também serão investigadas. Encomendada pelo Ministério da Saúde, a pesquisa é coordenada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e conta com a parceria de mais 22 instituições públicas e privadas do Brasil.

O coordenador nacional do Enani, Gilberto Kac, acredita que um inquérito tão completo como este trará informações novas sobre alimentação infantil e sobre o perfil de deficiência de vitaminas e minerais e auxiliará na elaboração de políticas públicas na área de saúde e nutrição no futuro. “Os dados sobre estado nutricional antropométrico poderão ajudar a responder, por exemplo, se a desnutrição está realmente diminuindo como um problema epidemiológico. Por outro lado o estudo deverá corroborar a acertada definição do Ministério da Saúde em indicar a prevenção da obesidade com prioridade em sua agenda”, aponta o pesquisador.

RJ é um dos primeiros estados a receber visitas domiciliares

Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Bahia são os primeiros estados a receber os entrevistadores do Enani. Após a fase de mapeamento dos domicílios sorteados para integrar a pesquisa, famílias de cinco municípios do Estado do Rio de Janeiro já estão sendo procuradas pelo estudo: Rio de Janeiro, Niterói, São Gonçalo, Nova Iguaçu e Duque de Caxias.

Em São Gonçalo, os bairros que estão recebendo a visita dos entrevistadores são: Palmeiras, Recanto das Acácias, Alcântara, Mutuá, Raul Veiga, Santa Isabel, Rio do Ouro, Coelho, Jardim Catarina, Barro Vermelho, Porto Novo, Pita e Morro do Castro.
Até o fim de maio 670 famílias serão visitadas no estado. Até o fim do ano, o Enani percorrerá 15 mil domicílios em 123 municípios brasileiros.

Segurança

Todos os entrevistadores do Enani estão identificados com camisa e crachá do estudo, que exibem a logo do Ministério da Saúde. Os nomes e as fotografias dos pesquisadores que visitarão as famílias estão disponíveis no site https://enani.nutricao.ufrj.br. Em caso de dúvidas, a população pode ligar gratuitamente para 0800 808 0990.

Autor: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content