Início > Agricultura e Pesca > Rio no Luiz Caçador será o próximo a receber o programa “Limpa Rio”

Rio no Luiz Caçador será o próximo a receber o programa “Limpa Rio”

Publicado em:  17/10/2022

Parceria com o governo estadual está possibilitando a limpeza de todos os rios da cidade

Nesta segunda-feira (17), técnicos das secretarias de Meio Ambiente e Agricultura e Pesca e do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) realizaram uma visita técnica ao afluente do Rio Alcântara que corta o bairro Luiz Caçador, para definir a área de limpeza e desassoreamento, que serão realizados com o maquinário do governo do Estado. Atualmente, o Rio Aldeia, em Rio do Ouro, está recebendo a limpeza.

O objetivo da visita é dar continuidade ao projeto “Limpa Rio”, uma parceria entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e o Governo do Estado do Rio de Janeiro, através do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).  Através desta iniciativa, diversos trechos dos rios Marimbondo, Brandoas, Imboaçu e afluentes do Rio Alcântara  seguem passando por limpeza e manutenção das margens e espelhos d’água.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Carlos Afonso, o início do trabalho de limpeza e desassoreamento do rio está previsto após a finalização de mais um trecho do rio Aldeia, no Rio do Ouro.

“Estivemos com a equipe técnica no local e definimos a área adequada para a alocação do maquinário. A limpeza do rio Aldeia já está em andamento e, em breve, iniciaremos a limpeza deste afluente no Luiz Caçador. Graças à parceria com o governo do Estado, aliada ao planejamento eficaz e muito trabalho, seguimos avançando na conservação dos rios do nosso município”,  completa.

O secretário ressaltou que a população deve manter a atenção quanto ao descarte correto dos resíduos e entulhos, evitando  despejar este tipo de material nos rios e canais da cidade.