Início > Saúde > Roda de conversas é criada para traçar metas para as mulheres

Roda de conversas é criada para traçar metas para as mulheres

Publicado em:  08/05/2017

O Conselho Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, realizou neste sábado (6), no auditório da Faculdade Estácio de Sá, em Alcântara, uma roda de conversa de saúde das mulheres. Embasada na participação das mulheres cada vez maior na sociedade, o encontro teve o objetivo de discutir as políticas públicas voltadas para elas, assim como suas atividades no mundo do trabalho e as consequências da correria do dia a dia na vida e na saúde das mulheres. As questões foram abordadas sobre temas como vulnerabilidade e equidade na vida e na saúde das mulheres.

Segundo o secretário de Saúde, Dimas Gadelha, é importante que a população participe e proponha estratégias de ação para a elaboração de políticas públicas junto ao governo.

“É extremamente importante aprofundarmos o debate sobre o impacto na saúde das mulheres em relação à divisão do trabalho, às condições salariais e à jornada. Nesse contexto, nos cabe avaliar a situação da saúde e elaborar propostas. A incorporação do princípio da integralidade e da dimensão de gênero nas práticas profissionais faz parte da atenção integral à saúde das mulheres. O cuidado deve ser permeado pelo acolhimento, valorizando a influência das relações de gênero, raça, classe e geração no processo de saúde”, explica Dimas Gadelha.

Na opinião dos organizadores, o fortalecimento das políticas para as mulheres, assim como a democratização da participação delas nas diversas esferas institucionais do município, é uma linha de ação que deve ser ampliada. “Discutir estratégias é importante para propor planos de ação para a elaboração de políticas públicas junto ao governo”, acrescenta o secretário.

Os conselhos de saúde têm o desafio de reconstruir a autonomia das tomadas de decisão para a formulação de estratégias e controle da execução política de saúde, de acordo com a legislação vigente.

A programação contou com diálogos sobre “O papel do Estado no desenvolvimento socioeconômico e ambiental e seus reflexos na vida e na saúde das mulheres”, apresentado pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Agricultura e Pesca e Trabalho, Evanildo Barreto; “O mundo do trabalho e suas consequências na vida e na saúde das mulheres”, assunto desdobrado pela coordenadora municipal da Saúde do Trabalhador, Viviane Martins; “Vulnerabilidade nos ciclos de vida das mulheres na Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres”, com a coordenadora da Saúde da Mulher, Jaqueline Moreira; e “Políticas Públicas para mulheres e participação social”, com a assistente social da secretaria de Políticas Públicas para o Idoso, Mulher e Pessoas com Deficiência, Ariana Kelly dos Santos. A subsecretária de Saúde de Atenção Básica, Dora Rodrigues, também participou do evento.