Início > Guarda Municipal > Romu comemora dois anos de existência

Romu comemora dois anos de existência

Publicado em:  26/04/2019

Criada no dia 27 de abril de 2017, a Ronda Ostensiva Municipal de São Gonçalo (Romu) se firmou como importante ferramenta de policiamento preventivo e ostensivo, tornando-se referência em outras cidades. Nesta sexta-feira, foi comemorado, na sede da Guarda Municipal (GM), em Venda da Cruz, o aniversário de dois anos de existência do grupamento. A solenidade contou com a presença do prefeito José Luiz Nanci, do comandante da GM, Carlos Machado, representantes da Polícia Militar e da Polícia Civil, dentre outras autoridades.

“Me orgulho muito de ter assinado o decreto de criação da Romu. Esta tropa é muito valente, como toda a Guarda Municipal de São Gonçalo. Olhando para nossa cidade, podemos verificar que a própria Polícia Militar tem dificuldade de atuar em algumas localidades, por isso, temos que elogiar o trabalho da Romu, que não é fácil. Neste momento, estamos na fase de implementação da GM armada. Já criamos a Ouvidoria e a Corregedoria da GM e, agora, estamos dando continuidade ao processo de capacitação e treinamento dos agentes. Nossa intenção é dar todo suporte para que possamos ter uma cidade mais segura”, declarou o prefeito.

A Romu é um grupamento que faz parte da Guarda Municipal de São Gonçalo e foi baseada na Lei 13.022/14, que versa, entre outros assuntos, sobre o patrulhamento preventivo. No ano de 2018 foram realizados 715 atendimentos, com 18 ocorrências conduzidas às delegacias da cidade, dentre elas: roubos, furtos, agressão à mulher e infrações de trânsito.

Os agentes da Romu também atuam em parceria com as Polícias Militar e Civil, participando ativamente da segurança pública municipal, como destaca o comandante da Guarda, Carlos Machado.

“Quero agradecer a presença de todos, principalmente do prefeito, que tem dado todo apoio à GM desde o início. Estamos atuando de forma integrada com a polícia e estamos colhendo os frutos. Tenho certeza que nosso trabalho vai crescer ainda mais, pois o prefeito é muito preocupado com a segurança pública”, afirmou.

Ao final da solenidade, foram distribuídos diplomas de honra ao mérito para os agentes da Romu, bem como para guardas do Grupamento Especializado de Ronda Escolar (Gere), do Grupamento de Proteção Ambiental (GPAm), dentre outras autoridades presentes.

Autor: Aaron Cesar
Foto: Jonas Guimarães