Início > Transportes > Ronda escolar da Guarda Municipal já atendeu mais de 2 mil alunos

Ronda escolar da Guarda Municipal já atendeu mais de 2 mil alunos

Publicado em:  17/02/2017

Há 19 anos, a Guarda Municipal (GM) de São Gonçalo realiza a ronda escolar com o objetivo de diminuir o índice de violência escolar e social, identificando crianças e adolescentes em situação de risco ou abandono, dentro e fora das escolas.

Em atuação diurna, os agentes da Ronda realizam patrulhamento no entorno das unidades escolares e, caso seja necessário, orientam como proceder em ocorrências no que tange ao Estatuto da Criança e do Adolescente. Com o patrulhamento preventivo junto à direção das unidades, a GM preserva a dignidade e os direitos fundamentais das crianças e adolescentes, identificando as que se encontram em situação de risco social, as que são vítimas de maus tratos e de abuso sexual.

A GM, comandada pelo comandante Carlos Eduardo Machado, busca expandir seus projetos após a sanção da lei 13.022/2014, do Estatuto Geral das Guardas Municipais. Como atividades, a ronda escolar também atua em ações que visam alcançar as famílias, o corpo docente das comunidades escolares e as empresas.

As ações da GM são: projeto “Escola da Paz”, que engloba diversas ações como palestras educativas com temas da atualidade; projeto “Papo Reto”, através da mediação de conflitos; projeto “Vem que Tem”, que atende estudantes em áreas de conflito; projeto “Teatro de Fantoches”, no qual utilizam temas de linguagem lúdica para crianças da educação infantil; projeto “Mini cidade do Trânsito”, também voltada para a educação infantil, incentiva o exercício da cidadania; e o projeto colônia de férias, conhecida como “Sinal Verde”. Ao todo, 2.076 alunos foram beneficiados através destas atividades, em 70 escolas do município.

Além dessas ações, a Ronda Escolar trabalha em conjunto com parcerias público-privadas, como o Ministério Público, o Conselho Tutelar e Saúde Mental, atendendo mais de 1.500 pessoas no último semestre de 2016, realizando palestras sobre trânsito, violência e o uso e abuso de substâncias entorpecentes.