Início > Guarda Municipal > Ronda Escolar inicia Projeto Gere-Ação na E.M Castello Branco

Ronda Escolar inicia Projeto Gere-Ação na E.M Castello Branco

Publicado em:  05/09/2019

A Guarda Municipal de São Gonçalo, através do Grupamento Especializado de Ronda Escolar, deu início a mais um trabalho com os alunos da Escola Municipal Castello Branco, no Boaçú. Com o nome de “Gere-Ação”, o projeto visa ensinar as crianças a respeito do que é a violência, realizando uma mudança de paradigmas e conscientização. As atividades acontecem todas as quartas-feiras e atendem as seis turmas do quarto e quinto ano no turno da manhã do colégio.

A coordenadora da Ronda Escolar, Andrea Rosa, explica de onde surgiu a ideia da criação do projeto e qual o objetivo do mesmo. “A ideia surgiu porque nós da Ronda temos percebido o aumento da violência e vemos no cotidiano ela fazer parte da vida da maioria das pessoas. Então, quisemos criar um projeto para trazer essa mudança de paradigmas, mostrar que isso não é normal e não deve acontecer desta forma. Queremos fazer com que as crianças entendam o que é violência, ou seja, fazê-las entender e ter uma convivência mais harmônica dentro da escola e no convívio cotidiano. É com alegria que iniciamos esse projeto-piloto num caráter experimental e, dando certo, será expandido para outras escolas da rede municipal e da particular”, declara.

O projeto é dividido em quatro encontros com cada turma, totalizando cerca de 180 alunos. No primeiro encontro é realizado uma palestra de conscientização e explanação do que é a violência, quais o tipos e como evitar; no segundo encontro acontece uma gincana funcional, com o objetivo de aprenderem um trabalho de convivência e harmonia com o próximo e a importância do trabalho em equipe; no terceiro encontro é a parte do feedback com a participação dos professores, onde os alunos são divididos em grupos e realizam uma apresentação do que aprenderam com a atividade, através de pinturas, teatros e outros métodos; e o quarto encontro é a finalização com uma excursão em algum ponto turístico para fazer um engajamento de conhecimento histórico e cultural como seres humanos.

Autor: Raquel Muniz