Início > Transportes > Ruas no entorno da Praça do Colubandê recebem pavimentação

Ruas no entorno da Praça do Colubandê recebem pavimentação

Publicado em:  24/05/2024

Obras de revitalização da região seguem avançando

As obras de revitalização da Praça Governador Leonel Brizola, mais conhecida como Praça do Colubandê, seguem avançando. Nesta noite de quinta-feira (23), a Rua Capitão Juvenal Figueiredo, que fica próxima à praça, e a rua de acesso ao Ceasa receberam a primeira camada de pavimentação. Outras camadas de asfalto ainda serão instaladas no local e em outras ruas ao redor, dando uma nova aparência para a região. Antes da pavimentação, a praça e o seu entorno receberam drenagem.

A Praça do Colubandê está sendo revitalizada pela Secretaria de Transportes da Prefeitura de São Gonçalo, seguindo os moldes do programa Praça Renovada. A nova área de lazer terá uma guarita para a Guarda Municipal, que contará com uma área de 25 metros quadrados, um dormitório e um banheiro. Além disso, o espaço terá também um playground; academia para o idoso e o primeiro ParCão (focado nos pets) do município. Uma nova via de trânsito surgirá ao redor da praça.

O prefeito Capitão Nelson esteve na praça no momento em que o seu entorno estava recebendo a pavimentação, na noite desta quinta-feira. Segundo ele, é ótimo poder estar melhorando essa área de lazer para os gonçalenses.

“Escolhemos fazer essa pavimentação no horário da noite para não atrapalhar o trânsito do dia a dia aqui no bairro. Queremos melhorar sempre a vida da população. Nessa área aqui, trafegam muitas ambulâncias para irem no sentido do hospital, muitos caminhões para o Ceasa e muitos carros, então, melhorar o trânsito é uma das nossas prioridades”, afirmou.

O projeto da obra surgiu a partir do Plano Estratégico Novos Rumos, foi elaborado pelas secretarias de Transportes e de Gestão Integrada e Projetos Especiais e segue os moldes do Programa Praça Renovada. As obras têm como objetivo revitalizar a praça e reordenar o trânsito na região, que recebe um fluxo intenso de caminhões por ser próxima à Ceasa.

A aposentada Ilma de Souza Mendonça, de 72 anos, tem o costume de frequentar a Ceasa. Ela está com altas expectativas com relação à nova praça. “Eu sempre venho aqui na Ceasa e via a praça anterior, estava suja, abandonada e com equipamentos quebrados. Agora, eu estou gostando do projeto e acho que vai ficar bom. O novo espaço de lazer vai agradar desde idosos até crianças. Fora que o Capitão Nelson melhorou algumas ruas daqui também do Colubandê, fez drenagem e pavimentação, ficou ótimo! Essa gestão tem feito muitas obras e eu estou gostando bastante. Espero que ele possa melhorar cada vez mais bairros”, disse a moradora do Anaia Pequeno.

As palmeiras que ficavam na praça foram retiradas pelo Departamento de Parques e Jardins da Secretaria de Conservação. De lá, as árvores foram replantadas na Área de Proteção Ambiental (APA) de Maria Paula, na obra do polo de autopeças do Jardim Alcântara e às margens da RJ-104. Um novo projeto de paisagismo será executado na praça.

As intervenções na Praça do Colubandê tiveram início no final de fevereiro e possuem um prazo de conclusão de 180 dias.

Foto: Ascom