Início > Assistência Social > Sábado de cidadania no Jardim Catarina

Sábado de cidadania no Jardim Catarina

Publicado em:  11/09/2021

Prefeitura faz ação itinerante com oferta de serviços

A Prefeitura de São Gonçalo, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizou neste sábado (11) a segunda edição do projeto “Cidadania Itinerante”. Dessa vez, o bairro Jardim Catarina foi contemplado. A ação aconteceu das 9h às 13h, no Colégio Estadual Trasilbo Filgueiras.

Foram oferecidos os serviços de orientação jurídica, isenção para certidão de nascimento, casamento e segunda via de identidade, emissão de CPF, direcionamento sobre Bolsa Família e Benefício de Prestação Continuada (BPC), orientação ao combate à violência contra as mulheres, aferição de pressão arterial, odontomóvel, corte de cabelo e recreação infantil.

Nesta edição, a novidade ficou por conta do recital de poesia e da presença da Enel, que levou informações sobre economia de energia, tarifa social, além da distribuição de lâmpadas de LED para a comunidade.

“Por determinação do prefeito Capitão Nelson, trabalhamos de forma integrada, na construção da rede de serviços: saúde, educação, esporte e cultura”, disse o secretário de Assistência Social, Edinaldo Basílio que destacou a boa receptividade da população.

“A população chega até com certo espanto de nunca ter visto esses serviços tão próximos e acessíveis. Quanto mais serviços forem oferecidos, teremos demanda da população e buscar ampliar essa rede é o nosso objetivo”, finalizou.

Um dos estandes mais procurados foi o da Subsecretaria de Políticas Públicas para as Mulheres. O Jardim Catarina é um dos bairros com maiores registros de agressões, segundo a subsecretária Ana Cristina da Silva.

“Em eventos como esse, iniciamos o trabalho com uma busca ativa na fila, de maneira bem informal, aproximando a Subsecretaria da população, e isso despertou o interesse de algumas pessoas. A partir disso, elas começam a conhecer equipamentos que antes estavam no anonimato. É um prazer muito grande quando a gente consegue alcançar uma pessoa que sofre com esse problema e mostra que ela tem uma saída e que estamos aqui para ajudar”, disse Ana Cristina.

Dentre os serviços mais procurados, a segunda via de documentos, pelos mais diversos motivos. A jovem Beatriz Pinheiro, de 21 anos e moradora de Santa Luzia, casou e foi até a ação alterar a carteira de identidade para o nome de casada. Já Maria José da Silva, de 41, moradora do Jardim Catarina, foi tirar a segunda via da carteira de identidade, que, segundo ela, estava em péssimo estado de conservação.

“Aprovei muito essa ação. Facilitou a minha vida e a de muitas pessoas que vieram aqui hoje. Espero que tenham mais eventos como esse”, disse Maria José.

Foto: Rafa Corrêa