Início > Saúde > Sábado de orientação e combate a focos do Aedes aegypti

Sábado de orientação e combate a focos do Aedes aegypti

Compartilhe isso:


Publicado em:  02/03/2024

São Gonçalo participa do Dia D contra a dengue

No “Dia D de Mobilização Contra a Dengue”, iniciativa promovida pelo Governo Federal sob liderança do Ministério da Saúde, agentes da Vigilância em Saúde Ambiental da Secretaria de Saúde e Defesa Civil da Prefeitura de São Gonçalo se uniram para realizar ações de conscientização e visitas domiciliares para identificar possíveis focos do Aedes aegypti, mosquito transmissor  da dengue, zika e chikungunya.

Cerca de 40 agentes percorreram as ruas do bairro Vila Iara, na manhã deste sábado (2), dando orientações sobre a importância do combate à dengue, distribuindo folhetos explicativos e realizando a aplicação de larvicida nas ruas, comércios e residências. 

“O Dia D tem grande importância para toda a sociedade, não só para nós que trabalhamos com o controle do Aedes aegypti como também para todos os moradores da cidade. Nosso principal objetivo é conscientizar a população sobre a importância da campanha ’10 minutos salvam vidas’, que todos possam fazer um checklist identificando possíveis locais onde o mosquito costuma colocar seus ovos, como calhas, caixas d’água descobertas, pratos de plantas. Fazemos esse apelo para todos gonçalenses que reservem um tempo para fazer uma verificação detalhada em suas casas e comércios”, destacou o diretor da Vigilância em Saúde Ambiental, Edson Vieira.

O morador da Vila Iara, Roberto Alves, destacou a importância do trabalho da Vigilância Ambiental e ressaltou a atenção que todo cidadão deve ter diariamente com possíveis focos do  Aedes aegypti. 

“Nunca peguei dengue, morro de medo desse mosquito. Faço questão de estar sempre vigilante no quintal da minha casa porque sei o quanto essa doença é perigosa. Faço a minha parte e estou sempre de olho nos vizinhos também, porque é uma responsabilidade de todos”, disse Roberto. 

Em São Gonçalo, o serviço de pulverização de inseticida para eliminar o mosquito Aedes aegypti é realizado durante todo o ano. As doses soltas pelas motofogs são precisas, têm química limpa – chamada de verde – que não poluem o ambiente. 

Em 2021, o serviço de pulverização de inseticida para eliminar o mosquito Aedes aegypti – em São Gonçalo foi premiado pela ONU. Idealizado pela empresa Fumajet SA, a pedido da Secretaria de Saúde e Defesa Civil , o uso das motofogs ficou em segundo lugar no concurso internacional Global Chemical Leasing Award 2021 (Unido), onde concorreram 92 empresas de 21 países.

Os locais de aplicação do inseticida são definidos pelo Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental com base nos casos notificados pelo setor de Vigilância Epidemiológica.

A Vigilância Ambiental também mantém um trabalho de pronto-atendimento. Qualquer cidadão pode ligar para o setor e pedir uma visita nos casos de infestação de qualquer vetor. Os pedidos são atendidos, em média, em uma semana. Nesses casos, os agentes averiguam a denúncia e realizam a ação necessária para acabar com os vetores. As denúncias podem ser feitas pelo telefone da Vigilância Ambiental (21) 3195-5198, ramal 1008 ou da Coordenação de Vetores (21) 2604-6446.   

  

Autor: Ascom
Foto: Renan Otto

Notícias relacionadas

Skip to content