Início > Cultura e Turismo > Salão de Turismo amplia rede de relacionamento entre São Gonçalo e outras cidades

Salão de Turismo amplia rede de relacionamento entre São Gonçalo e outras cidades

Compartilhe isso:


Publicado em:  26/08/2019

A participação do município de São Gonçalo no Salão Estadual de Turismo, realizado até o último domingo no Píer Mauá, zona portuária do Rio de Janeiro, teve um saldo muito positivo. Ao ampliar o incentivo e buscar integrar os municípios que possam ter seus setores turísticos interagindo de alguma forma, o salão, organizado pela Secretaria Estadual de Turismo, passa a criar uma grande rede de relacionamento e, principalmente, de ideias, projetos, parcerias e patrocínios. O secretário de Turismo e Cultura de São Gonçalo, Carlos Ney Ribeiro, marcou presença no evento, que também foi prestigiado pelo governador, Wilson Witzel, e pelo secretário estadual de Turismo, Otávio Leite.

Divididos em estandes, por região, os municípios tiveram oportunidades para mostrar ao público seus pontos turísticos, sempre carregados de muitas histórias, produtos locais, belezas naturais e peculiaridades diversas.

Na área destinada ao turismo gonçalense foram divulgadas algumas atrações turísticas – com forte conteúdo histórico – e produtos artesanais da cidade. Ao longo dos séculos, o perfil da cidade mudou bastante, entretanto, ainda é possível visitar alguns lugares que fazem parte da história – antiga e moderna – da região e do Brasil. O município de São Gonçalo completou 440 anos neste ano.

Destaques turísticos de São Gonçalo:

– Capela da Luz (uma das primeiras erguidas no Brasil);

– Igreja Matriz (maior tapete religioso da América Latina / Corpus Christi);

– Ilha das Flores (primeira hospedaria de imigrantes do país);

– Cavernas de Santa Isabel e Alto do Gaia: Lugar para caminhadas;

– Fazenda Colubandê (conjunto arquitetônico);

– Praia das Pedrinhas; entre outros.

“Apesar da abrangência estadual (do salão), ao se tratar de um estado como o Rio de Janeiro, o salão também ecoa em outros municípios do país. Parabenizo o secretário estadual de Turismo, Otávio Leite, por enxergar a importância da reativação desta iniciativa. Há oito anos o salão não era realizado e isso acabou enfraquecendo o setor no Estado. Muito importante incentivar o diálogo entre as cidade com potencial turístico”, avalia o secretário de Turismo e Cultura de São Gonçalo, Carlos Ney Ribeiro.

Além dos profissionais da Secretaria de Turismo e Cultura de São Gonçalo, estudantes e voluntários do município também contribuíram com a divulgação do espaço gonçalense.

Recentemente, São Gonçalo passou a integrar o Conselho da Região Turística Estadual Caminhos da Mata, órgão recém-criado composto por São Gonçalo, Itaboraí, Tanguá, Rio Bonito e Silva Jardim. “As secretarias dessas cidades estão se reunindo e alinhando, juntos, ações que contribuam para o desenvolvimento do turismo”, revela Carlos Ney.

O Salão

Com entrada franca, foi realizado entre os dias 22 e 25 de agosto, no Armazém 2 do Píer Mauá. Atrativos turísticos, artesanato, produtos típicos, dança, música, entre outras vertentes, foram apresentados ao público.

Entre as metas do evento está o estímulo à ampliação da oferta turística fluminense e a integração de ações entre os setores público e privado. Outro objetivo será despertar o público visitante para as diversas alternativas que o estado apresenta no turismo, valorizando a riqueza dos segmentos, identidades e peculiaridades regionais.

Público alvo – Profissionais do setor, jornalistas especializados no segmento, estudantes, turistas e também toda população. A estrutura montada para o evento ocupou uma área de 3,5 mil metros quadrados.

Autor: Ascom
Foto: Divulgação
Fonte: Ascom/SMTC

Notícias relacionadas

Skip to content