Início > Saúde > SAMU faz ação em comemoração à Semana de Enfermagem

SAMU faz ação em comemoração à Semana de Enfermagem

Compartilhe isso:


Publicado em:  13/05/2019

Em comemoração ao Dia do Enfermeiro (12) e a Semana de Enfermagem, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de São Gonçalo realizou, nesta segunda-feira (13), uma ação para os funcionários da equipe, com atividades de recreação e treinamentos. O evento, que ocorreu na base descentralizada do SAMU, no Centro, contou com a presença do prefeito José Luiz Nanci e a chefe de Gabinete, Eliane Gabriel, que conferiram os serviços e a estrutura da base e participaram das atividades do dia.

Na programação houve dicas e treinamento, além de massagem relaxante, SPA facial e automaquilagem. O objetivo foi uma forma de homenagear o corpo de enfermagem da base que vem exercendo um excelente trabalho ao longo dos anos, como afirma o Dr. Ariel Hayasaki, coordenador do SAMU.

“Devemos valorizar nossos profissionais e nada melhor que fazer um dia em alusão à Semana de Enfermagem. Hoje contamos com funcionários altamente capacitados tripulando as viaturas. Profissionais que passam por um controle rígido e diversos cursos de aperfeiçoamento, que mesmo depois de um plantão de 24h ainda conseguem manter um sorriso no rosto. O que vejo aqui é profissionalismo. Nós trabalhamos com um serviço essencial à população e fazemos do modo mais correto possível, atendendo aos que precisam de maneira humanizada e colocando a vida sempre como prioridade”, explica.

O SAMU é oriundo de órgão federal, mas a gestão é municipal. Das centenas de atendimentos feitos pelo SAMU, uma grande parte são atendimentos pré-hospitalares primários, que são as ocorrências em vias públicas, residências, em forma de traumas, tais como acidentes de trânsito, quedas, ferimentos por armas, entre outros. Também se enquadram casos clínicos como falta de ar, convulsões, dor no peito, intoxicações, AVC, desmaios, pacientes psiquiátricos, gestantes e crianças. Além de transferências intra-hospitalar.

Apenas em 2018 foram 7000 atendimentos. Atualmente, com 96 funcionários e 6 ambulâncias ativas, houve 2400 atendimentos de janeiro a abril, sendo que em abril foram cerca de 600, dentre eles: 58 atendimentos psiquiátricos, 90 atestados de óbitos, 32 acidentes de poli-traumatizados, 80 TIH (transferência intra-hospitalar), 260 emergências clínicas e 17 atendimentos.

Segundo o prefeito José Luiz Nanci, a qualidade à assistência pré-hospitalar é fruto de uma capacitação dirigida e continuada pela qual os profissionais passam frequentemente.

“A educação continuada contribui para um serviço de qualidade, e isso resulta na diminuição do número de óbitos, na redução do tempo de internação hospitalar e na prevenção das sequelas decorrentes da falta de socorro precoce ou do socorro feito de modo errado”, declara.

A sede do órgão conta com estrutura para armazenamento de medicamentos e insumo com local reservado para medicamentos controlados; sala para desinfecção de material médico-hospitalar adequada; sala de expurgo e departamento de material limpo, onde ficam materiais higienizados, como pranchas, colares cervicais e lençóis. Já as unidades móveis dispõem de um equipamento de alta complexidade na remoção de pacientes: duas macas bariátricas, que atendem os pacientes que sofrem de obesidade e necessitam de transporte adequado, e são as únicas do Estado; uma incubadora de transporte neonatal e um lava jato com capacitação de resíduo contaminado.

A base descentralizada do SAMU está localizada na Avenida Presidente Kennedy, no Centro. Atende através do número 192, gratuitamente, e funciona 24h ao dia.

Autor: Raquel Muniz
Foto: Jonas Guimarães

Notícias relacionadas

Skip to content