Início > Educação > São Gonçalo abre espaço para cuidados com mães de alunos

São Gonçalo abre espaço para cuidados com mães de alunos

Publicado em:  24/03/2023

Psicanalista dá palestra e faz dinâmicas em escola

Em meio aos compromissos, um tempo para olhar para si. Essa foi a proposta da palestra da psicanalista Débora Senna para as mães dos alunos da Escola Municipal Almirante Alfredo Carlos Soares Dutra, em Alcântara, nesta quinta-feira (23). Entre dinâmicas e conversas, as responsáveis foram convidadas a resgatar seus sonhos de adolescente e refletir sobre as transformações da vida.

Segundo a palestrante, este é o momento da mulher parar as atividades do cotidiano e voltar as atenções para ela mesma, buscando uma reconexão com seus objetivos pessoais que podem ter sido deixados de lado por conta da maternidade. Por isso, a importância de estar em uma escola falando diretamente para as mães de alunos.

“Agora, estamos falando muito sobre mulheres empoderadas e, realmente, nós podemos tudo, mas a ideia da palestra é que elas entendam que não têm obrigação de fazer tudo. Você pode chorar, relaxar, não querer fazer alguma coisa e está tudo bem. Nosso corpo fala e, às vezes, estamos com a vida tão corrida que não ouvimos. A mulher pode ser mãe, empreendedora, esposa, tudo, mas ela precisa ser ela”, afirmou a palestrante.

Mãe do Isac, de 12 anos, e da Larissa, de 9, Luci Angela confessou que a palestra mexeu com seus sentimentos. Professora normalista, ela tem o sonho de cursar Pedagogia e se especializar ainda mais na Educação.

“Essa palestra foi boa para a gente descobrir o que falta, sacudir as coisas por dentro e lembrar dos nossos sonhos. Quando a gente se torna mãe, a gente esquece um pouco da gente e projetos como este são fundamentais dentro da escola, para ter esse contato direto com as responsáveis. O dia a dia acaba fazendo com que a gente se distancie das coisas que antes eram objetivos e é importante entender que também temos que pensar na nossa vida individualmente”, contou a mãe.

Foto: Ascom