Início > Saúde > São Gonçalo abre pré-agendamento para castração

São Gonçalo abre pré-agendamento para castração

Compartilhe isso:


Publicado em:  02/06/2023

Cães e gatos poderão passar por procedimento cirúrgico no Cavem

A Secretaria de Saúde e Defesa Civil da Prefeitura de São Gonçalo reabre os pré-agendamentos para as castrações de cães e gatos no Centro de Atendimento Veterinário Municipal (Cavem), no Mutuá, na próxima segunda-feira, dia 5 de junho. Os agendamentos podem ser feitos através do aplicativo Colab (https://onelink.to/colabapp) para 168 vagas – 84 agendamentos por semana e que, nesta etapa, vão seguir até o dia 19 de junho. 

As datas disponíveis para o pré-agendamento – dia em que os tutores ou pessoas indicadas por ele através do aplicativo Colab levarão a documentação necessária até o Cavem para a marcação da cirurgia – são 12/06 e 19/06. Na próxima etapa, com o pré-agendamento aberto no dia 19 de junho, as datas para levar as documentações serão 26 de junho e 03 de julho. Deve-se chegar com 10 minutos de antecedência. Datas e horários retroativos não serão agendados ou remarcados.

Os gonçalenses precisam ter dois dias disponíveis para a castração. O primeiro dia é aquele agendado através do aplicativo e que serve para o responsável levar a documentação ao Cavem. A segunda data é o dia da cirurgia, que é marcada no dia da entrega dos documentos. 

As duas datas têm faltas médias de 50% das pessoas, o que prejudica o trabalho da unidade e de outros gonçalenses que deixam de castrar seus animais. Se o tutor agendar pelo aplicativo, não tiver certeza que estará disponível e ainda não chegou a data de comparecer ao Cavem, ele pode cancelar o agendamento no próprio aplicativo do Colab, dando oportunidade para que outra pessoa consiga realizar a marcação.     

Para a realização do cadastro é necessário ser morador de São Gonçalo, ter mais de 18 anos, apresentar CPF, identidade e comprovante de residência. Cada morador tem direito a cadastrar um animal (cães e gatos, machos e fêmeas) por CPF por mês. Os animais devem ter de seis meses a sete anos. Para os cães, o peso mínimo é de 5 quilos e o máximo é de  25 quilos. Não é realizada a cirurgia em animais braquicefálicos e de raças pequenas como pinscher, yorkshire e chihuahua.   

Os protetores de animais poderão cadastrar dois animais por mês. Para isso, eles devem procurar a Vigilância Sanitária, que fica na sede da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo (Semsa), no Boa Vista, para preencher uma ficha de cadastro e, só depois, seguirem para o Cavem, às quarta-feiras, para a marcação das cirurgias. Os protetores não precisam fazer o pré-agendamento pelo Colab.         

Os moradores que não têm acesso à internet ou dificuldade para baixar e usar o aplicativo podem procurar o Cavem às quartas para realizar a marcação na unidade. No local, são realizadas 15 marcações. O Cavem funciona de segunda a sexta, das 8h às 16h30, e fica na Avenida Paula Lemos, 307, em frente ao Colégio Santa Mônica. 

Autor: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content