Início > Cultura e Turismo > São Gonçalo acelera obras de residências terapêuticas

São Gonçalo acelera obras de residências terapêuticas

Compartilhe isso:


Publicado em:  26/09/2022

Novos equipamentos serão entregues em Vista Alegre

As estruturas de madeira dos telhados das duas novas residências terapêuticas (RTs) de Vista Alegre já estão no lugar. As telhas começaram a ser colocadas. A rede de esgoto também está sendo finalizada. No máximo em dez dias, o próximo passo será iniciar a fase dos acabamentos. A previsão é que os dois novos equipamentos sejam entregues no primeiro semestre do próximo ano.

As antigas instalações deterioradas de um imóvel próprio da Prefeitura de São Gonçalo, que estava abandonado, estão dando lugar às duas novas RTs. O espaço já foi todo dividido para os novos equipamentos municipais, que vão abrigar 20 pessoas que estão institucionalizadas na Clínica Nossa Senhora das Vitórias, no Zé Garoto. 

“As obras estão bem avançadas. A estrutura está pronta. Vamos terminar a rede de esgoto, água e de energia. Nas próximas semanas, os acabamentos já começam a ser instalados. Estamos trabalhando para entregar as duas residências até dezembro, mas a previsão é de que sejam entregues no início do próximo ano”, disse o engenheiro da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo (Semsa), Fernando Moreira. 

As residências terapêuticas, apesar de ficarem no mesmo terreno, terão acessos separados. Ao todo, elas terão oito quartos, três banheiros tradicionais e um banheiro adaptado para pessoas com deficiência (PCD), uma sala de estoque, três salas, quatro áreas de convivência, duas cozinhas e ampla área de convivência externa. 

Além dos moradores, a casa vai abrigar as equipes de trabalho: são oito cuidadores (dois por plantão de 24h), um técnico de enfermagem, uma acompanhante terapêutica  e uma coordenadora para cada casa. Todos os assistidos serão cadastrados no Centro de Atenção Psicossocial (Caps), onde também serão acompanhados por psicólogos e psiquiatras. 

Autor: Ascom
Foto: Divulgação
Fonte: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content