Início > Saúde > São Gonçalo adota musicoterapia em centro de reabilitação

São Gonçalo adota musicoterapia em centro de reabilitação

Compartilhe isso:


Publicado em:  24/06/2022

CER III, em Neves, oferece atendimento personalizado

Usar a música, os instrumentos e os elementos musicais para facilitar e promover a comunicação, relação entre as pessoas, aprendizagem, mobilização, expressão, organização, entre tantos outros benefícios. Assim é a musicoterapia, tratamento oferecido no Centro Especializado em Reabilitação (CER III), em Neves, para crianças e adultos que tenham problemas de reabilitação de média e alta complexidades. 

     Oferecida desde dezembro de 2021 no CER III, a musicoterapia é um campo de conhecimento que estuda os efeitos da música e da utilização de experiências musicais resultantes do encontro entre o musicoterapeuta e as pessoas assistidas. 

     “O uso da musicoterapia é muito amplo e está em constante aprimoramento. Dentro de suas aplicações no campo da reabilitação, tem como objetivo estimular mudanças nas áreas motoras, cognitivas e de doenças neurológicas. Em nosso cotidiano no CER, conseguimos observar os ganhos que os usuários vêm obtendo com a inclusão desta especialidade em seus projetos terapêuticos”, disse a musicoterapeuta Aparecida Lobosco.

      Os usuários são avaliados e podem, a partir da identificação das suas demandas, ser atendidos de forma individual ou em grupo. Os atendimentos em grupo ocorrem de forma interdisciplinar, ou seja, profissionais de outras áreas como terapia ocupacional, fonoaudiologia, psicopedagogia, psicologia e fisioterapia se reúnem e desenvolvem as propostas de atendimento coletivo, somando os conhecimentos e garantindo a ampliação da assistência e cuidado.  

     Atualmente, a unidade conta com três grupos para a estimulação essencial com atuação da musicoterapia/terapia ocupacional/fonoaudiologia, dois grupos para o  desenvolvimento de habilidades sociais com atuação da musicoterapia/terapia ocupacional/fonoaudiologia/psicologia e um grupo para adolescentes com atuação da musicoterapia/terapia ocupacional/psicopedagogia e psicologia.

      “O trabalho interdisciplinar é necessário e deve ser inserido nos locais que trabalham com a saúde do indivíduo a fim de conseguir alcançar maior resolutividade nas questões de tratamento e prevenção à saúde. Além disso, as atividades interdisciplinares são de suma importância para o entendimento da complexidade do sujeito e melhor promoção de sua reabilitação”, explicou Aparecida.

      A musicoterapia do CER atende pacientes – a maioria crianças de 1 a 10 anos – com diferentes necessidades de reabilitação. São crianças com síndrome de down, autistas, com epilepsia, paralisia cerebral, entre outras. “Observamos, semanalmente, os efeitos positivos no desenvolvimento e adesão ao tratamento. É gratificante para os profissionais receber o retorno deste investimento através das falas dos responsáveis quando chegam ao serviço e, principalmente, quando os pacientes demonstram o prazer de participar dos atendimentos através de palavras ou gestos de alegria e afeto”, finalizou Aparecida.

   Regulação – Todas as consultas para as unidades de saúde da rede pública de São Gonçalo são marcadas através da Central de Regulação da Semsa. Para marcar, o gonçalense pode procurar qualquer unidade de saúde da rede municipal, independente se será atendido naquele local. As unidades inserem os pacientes no sistema da Central de Regulação, que vai entrar em contato – através do telefone – para avisar sobre a marcação do serviço, que será agendado em local que for mais próximo de sua residência. 

     É necessário que os pacientes mantenham um telefone que funcione e esteja atualizado no cadastro. O contato e endereço do morador também podem ser atualizados em qualquer unidade de saúde. Se houver alguma pendência no pedido, os funcionários das unidades de saúde avisam ao paciente para que regularize a situação. Com qualquer pendência, o paciente não é chamado.

Autor: Ascom
Foto: Julio Diniz
Fonte: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content