Início > Saúde > São Gonçalo adota prontuário eletrônico nas unidades de saúde

São Gonçalo adota prontuário eletrônico nas unidades de saúde

Publicado em:  07/09/2023

Tecnologia agiliza atendimento e beneficia pacientes

As unidades de saúde da rede pública de São Gonçalo estão ganhando um verdadeiro aliado para médicos e pacientes. Trata-se do prontuário eletrônico do paciente (PEP), que pode ser acessado através do Conecte SUS. A tecnologia – além de oferecer o acompanhamento do paciente em toda a rede pública de saúde – pode ajudar na redução de custos e otimização do tempo e dos serviços oferecidos.

O PEP é a ficha médica digital do paciente, que registra e armazena todas as informações: consultas, exames e tratamentos adotados e solicitados em toda a rede pública de saúde. Tanto para o paciente quanto para os profissionais de saúde, o PEP trará o benefício de poder ser acessado por meio do celular, computador ou tablet conectados à internet através do Conecte SUS, utilizando apenas o CPF.

Todas as unidades de saúde da família (USFs) revitalizadas – 28 ao todo – já estão com o sistema do PEP instalado, assim como as clínicas gonçalenses do Mutondo, Dr. Zerbini, no Arsenal; PAM Neves, Centro de Imagens e Especialidades de São Gonçalo (Ciesg), hospitais do Câncer e do Coração (HCCOR), Luiz Palmier (HLP) e Retaguarda e as Unidades Municipais de Pronto Atendimento (Umpas) do Pacheco, Nova Cidade e Santa Luzia.

Os demais postos de saúde, polos sanitários, clínicas, PAM Coelho e os prontos-socorros Infantil (PSI) e Central (PSC) também terão o PEP instalados. A maioria já está com a implantação em andamento. Além de beneficiar pacientes e médicos, haverá redução de gastos para a gestão pública com a diminuição do uso de papéis, impressões e área física para o armazenamento dos documentos e fichas médicas.

“As informações do prontuário podem ser acessadas de qualquer lugar e em qualquer horário, bastando ter internet. A tecnologia vai auxiliar os profissionais da saúde na tomada de decisões mais assertivas em relação ao paciente, já que todo o seu histórico estará disponível; além de evitar duplicidade de pedidos de exames e prescrições de medicamentos, por exemplo, reduzindo custos”, disse o secretário municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo, Gleison Rocha.

Foto: Renan Otto