Início > Saúde > São Gonçalo alerta para imunização de pessoas com down

São Gonçalo alerta para imunização de pessoas com down

Compartilhe isso:


Publicado em:  21/03/2023

Manter caderneta de vacinação em dia é fundamental

  No Dia Mundial da Síndrome de Down, formalizado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e comemorado nesta terça-feira (21), a Coordenação de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo alerta para a importância da vacinação para este público com a manutenção da caderneta em dia.   

    A data não só celebra a vida das pessoas que têm a síndrome, mas também chama atenção sobre direitos e inclusão. Na área da saúde, a indicação é que bebês e crianças com Síndrome de Down sejam acompanhadas desde cedo com exames diversos para diagnosticar o quanto antes quaisquer anormalidades cardiovasculares, gastrointestinais, endócrinas, auditivas e visuais, bem como serem vacinadas e terem sua caderneta de vacinação em dia. 

     “O Ministério da Saúde e a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) chamam atenção para a importância da vacinação para esse grupo tão especial, que apresenta maior suscetibilidade a infecções e tem maior risco de adoecer e morrer por doenças imunopreveníveis. Um estudo na Inglaterra revelou que pessoas com Down têm cinco vezes mais chance de ser hospitalizadas e dez vezes mais risco de morrer por covid-19. Por isso, a importância de manter todas as vacinas em dia”, disse a coordenadora de Imunização da Semsa, Thainá Fratane.

Autor: Ascom
Foto: Ascom
Fonte: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content