Início > Agricultura e Pesca > São Gonçalo alerta para vacinação contra febre aftosa

São Gonçalo alerta para vacinação contra febre aftosa

Publicado em:  20/05/2021

Imunização do rebanho é fundamental para erradicar a doença

A Prefeitura de São Gonçalo, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Assuntos Portuários, alerta para o prazo da primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa, que segue até 31 de maio. A imunização de bovinos e bubalinos de todas as idades é um compromisso de todos os pecuaristas fluminenses, em conjunto com a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento. O objetivo da ação é erradicar a doença em território fluminense. Esta etapa segue o cronograma nacional desenvolvido pelo Ministério da Agricultura.

“A imunização do rebanho se faz muito importante primeiramente para garantir a saúde dos animais e dos produtores, mas também para manter a qualidade do produto comercializado dentro e fora do nosso município. Desta forma, convoco todos os proprietários para vacinar os animais”, alertou o secretário Roberto Sales.

Para realizar a vacinação, o produtor deve adquirir as doses em locais autorizados e seguir todas as instruções do protocolo de segurança. No caso de São Gonçalo, o Núcleo de Defesa Agropecuária mais perto fica em Niterói, na Alameda São Boaventura, 770 – Fonseca.

Após a vacinação, o produtor deve enviar a declaração para o Posto Municipal de Agropecuária de São Gonçalo. O formulário de declaração está disponível para o preenchimento no link: https://bit.ly/3tGkMYg. O produtor também pode ter mais informações através do secretariarobertosales@gmail.com.

Vale lembrar que a segunda etapa da campanha está programada para acontecer em novembro.