Início > Assistência Social > São Gonçalo alerta para violência contra mulher

São Gonçalo alerta para violência contra mulher

Publicado em:  08/08/2022

Caminhada de conscientização acontece nesta terça-feira

Nesta terça-feira (9), a Subsecretaria de Políticas Públicas para as Mulheres vai promover uma grande caminhada de mobilização para conscientização da violência contra a mulher, uma das ações do Agosto Lilás. A concentração da passeata será na Praça Zé Garoto, às 8h30, com saída às 9h, seguindo até a Praça Dr Luiz Palmier.

“Convidamos a todos e todas para participarem da caminhada. Acreditamos que, juntos, podemos transformar essa realidade tão violenta na qual as mulheres estão vivendo. Esse é um problema de todos, não podemos mais ficar calados diante do crescimento de casos de mulheres vítimas de violência. Venha de branco para a caminhada e participe da mobilização”, declarou a subsecretária Ana Cristina da Silva.

Ao longo do mês de agosto, serão realizados ciclo de palestras em escolas municipais, oficinas de artesanato acompanhadas de informações sobre a temática e roda de conversa sobre reflexões quanto ao combate da violência contra a mulher no Sesc São Gonçalo.

Disque 180 – Desde o último dia 28, é obrigatória a fixação em diferentes tipos de estabelecimentos do município de São Gonçalo (entre comércios, indústrias, prestadores de serviços, escolas), de avisos com o Disque 180, número para denúncias de violência contra a mulher. A medida, publicada em Diário Oficial, se estende também aos veículos destinados ao transporte público municipal.

A Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180 – é uma política pública essencial para o enfrentamento à violência contra a mulher em âmbito nacional e internacional. Por meio de ligação gratuita e confidencial, esse canal de denúncia funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, no Brasil e em outros 16 países. Além de registrar denúncias de violações contra mulheres, encaminhá-las aos órgãos competentes e realizar seu monitoramento, o Ligue 180 também dissemina informações sobre direitos da mulher, amparo legal e a rede de atendimento e acolhimento.

Confira a programação do Campanha Agosto Lilás 2022:

9 de agosto – Caminhada pela conscientização pelo fim da violência contra a mulher. Saída da Praça Zé Garoto até a Praça Luiz Palmier, às 9h;

10 de agosto – Palestra de enfrentamento à violência doméstica, no Centro Pop, Mutondo, às 10h;

12 de agosto – Palestra de enfrentamento à violência doméstica, no Cras Jardim Catarina, às 9h30;

15 de agosto – Palestra de enfrentamento à violência doméstica, no Colégio Municipal Luiz Gonzaga para a turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA), às 18:30, em São Miguel;

16 de agosto – Palestra de enfrentamento à violência doméstica, no Colégio Municipal Castelo Branco para a turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA), às 18h30, no Boaçu;

17 de agosto – Palestra de enfrentamento à violência doméstica, no Cras Guaxindiba, às 9h30;

19 de agosto – Oficina de Chaveiro de Miçanga, no Espaço Lidera Mulher do Pátio Alcântara, às 10h e às 14h;

22 de agosto – Palestra de prevenção e enfrentamento à violência de gênero, no campus da Uerj de São Gonçalo, às 10h, Patronato;

22 de agosto – Palestra de enfrentamento à violência doméstica, no Colégio Municipal Almirante Alfredo Carlos Soares Dutra para a turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA), às 18h30, no Alcântara;

23 de agosto – Palestra de enfrentamento à violência doméstica, no Colégio Estadual Dom Antônio de Almeida Moraes Junior, às 9h, em Santa Luzia;

24 de agosto – Roda de Conversa: Reflexões sobre o combate da violência contra a mulher, no SESC São Gonçalo, às 13h;

26 de agosto – Oficina de Ponto Cruz, no Espaço Lidera Mulher do Pátio Alcântara, às 10h e 14h;

30 de agosto – Palestra de enfrentamento à violência doméstica, no Colégio Municipal Amaral Peixoto para a turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA), às 18h30, no Lindo Parque.