Início > Administração > São Gonçalo amplia canal de comunicação com os moradores

São Gonçalo amplia canal de comunicação com os moradores

Publicado em:  24/11/2021

Projeto Colabore acelera atendimento de demandas e facilita consultas públicas

O Projeto Colabore São Gonçalo, que teve início em setembro e completou dois meses de atuação, já apresenta bons resultados. De um total de 963 demandas recebidas em dois meses pelo aplicativo, a Prefeitura solucionou 288, o que corresponde a 29,90% das ocorrências. Já em atendimento, nada menos que 50,25% estão em processo de intervenção, o que corresponde a 484 do total de demandas. Em dois meses, a Prefeitura de São Gonçalo já contabiliza cerca de 4 mil usuários cadastrados no aplicativo, que é gerido pela Secretaria de Gestão Integrada e Projetos Especiais e pela Subsecretaria de Comunicação Social.

Colab é uma ferramenta de gestão com participação social. No aplicativo, o usuário cadastra a sua demanda, que é direcionada ao órgão responsável. Em São Gonçalo, diversos bairros como Lindo Parque, Porto da Pedra, Trindade, Coelho, Santa Catarina, Alcântara e Gradim já foram atendidos por meio da participação popular. Pelo município, uma equipe do Executivo percorre diversos bairros toda a semana levando para a população informações pertinentes ao aplicativo.

“Nesses dois primeiros meses de atuação, tivemos resultados excepcionais, conseguimos responder a todas as demandas recebidas. Mesmo que elas não fossem responsabilidade do governo municipal, explicamos qual o caminho a ser trilhado para resolução do problema. Pela primeira vez, o gonçalense passou a monitorar suas demandas com número de protocolo e status do serviço a ser realizado. Além disso, realizamos a consulta pública Novos Rumos, que abriu espaço para que os moradores pudessem sugerir projetos para serem incorporados ao plano, que dará as diretrizes do que será executado com os recursos obtidos pelo leilão de concessão dos serviços da Cedae”, afirmou a subsecretária de Gestão Integrada e Inovação, Julia Sobreira.

Outro ponto que merece destaque é o tempo de implementação. A secretária destacou que, desde que foi contratado até ser colocado execução, foram três meses, um tempo recorde quando comparado a outros municípios que utilizam a mesma ferramenta. “Isso só foi possível devido ao comprometimento e ao trabalho em equipe de diversas secretarias, que já incorporaram o Colab à sua rotina de trabalho. Atualmente contamos com 24 serviços, na próxima semana ampliaremos para 27. Nossa meta é que, em um futuro próximo, possamos disponibilizar todos os serviços ofertados pela Prefeitura em uma única plataforma”, ressaltou Julia Sobreira.

“Fazer a informação chegar à população, sem ruídos, levando prestação de serviços e conteúdo de qualidade para uma cidade como São Gonçalo é um grande desafio. Ampliamos nossa audiência nas redes sociais, ativamos novos canais e o Colab chega para criar uma interação com a população que antes não tinha um canal único para envio de suas demandas. Temos uma equipe exclusiva para interagir com a população através das redes sociais e, agora, podemos encaminhar as demandas para serem atendidas pelo Colab, que tem integração com as secretarias e é acompanhado de perto também por nossa equipe. Com isso, não ganhamos só um canal de atendimento de demandas, mas ampliamos nossa comunicação com os usuários do aplicativo, que recebem informações em primeira mão, além de participar das tomadas de decisão através das nossas consultas públicas”, detalhou o subsecretário de Comunicação Social, Alexandre Coutinho.

Para ‘colaborar’ é muito fácil: basta baixar o aplicativo Colab no seu celular. A rede está disponível para todos os dispositivos móveis.

Foto: Julio Diniz