Saúde e Defesa Civil
São Gonçalo faz ações para estimular gestantes na amamentação
28/08/2025
No Dia Nacional de Combate ao Fumo, nesta sexta-feira, haverá ação de conscientização
A rede de conscientização e tratamento para deixar o vício do cigarro ganhou mais um reforço neste mês. O Espaço Rosa – unidade de saúde dedicada aos pacientes com câncer – entrou na lista daquelas que oferecem o Programa Municipal de Controle ao Tabagismo. Com o Espaço Rosa, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Gonçalo disponibiliza 89 pontos de saúde com esse fim. E no Dia Nacional de Combate ao Fumo, lembrado neste 29 de agosto, as unidades estão orientadas para realizarem palestras de conscientização nas salas de espera.
Durante todo o ano, o programa oferece tratamento gratuito para quem deseja deixar de fumar. Para realizar o tratamento, os gonçalenses podem procurar o local mais próximo de sua residência que oferece o serviço para fazer o agendamento. O tratamento conta com encontro semanal durante quatro semanas e tem acompanhamento por um ano. Para iniciar, não há fila de espera e o tratamento pode ser em grupo ou individual.
O gonçalense usuário de qualquer forma de tabaco, incluindo os adolescentes, pode fazer o tratamento. Basta querer parar de fumar. Aqueles com mais de 18 anos e dificuldade de largar o vício, o programa disponibiliza medicamentos (adesivos/goma/comprimidos) – disponibilizado pelo município através do Sistema Único de Saúde (SUS) gratuitamente. Nas reuniões, além da ajuda para deixar o vício, há o alerta sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo.
“O tabagismo é reconhecido como uma doença crônica causada pela dependência à nicotina presente nos produtos à base de tabaco. O vício não afeta apenas o fumante, mas todos à sua volta. Os servidores que atuam no programa são capacitados para identificar a causa do vício e usam estratégias para que o indivíduo consiga evitar o consumo com acompanhamento até que ele seja capaz de deixar o tabaco”, explicou a coordenadora do programa, Raquel de Oliveira Dias.
Fumar é fator de risco para mais de 20 tipos de cânceres
O ato de fumar constitui fator de risco para o desenvolvimento de mais de 20 tipos de cânceres, além de estar associado às doenças crônicas não transmissíveis e também é um fator importante de risco para o desenvolvimento de outras enfermidades como tuberculose, infecções respiratórias, úlcera gastrintestinal, impotência sexual, infertilidade em mulheres e homens, osteoporose, catarata, entre outras. O tabaco fumado causa a maior parte de todos os cânceres de pulmão e é um fator de risco significativo para acidentes cerebrovasculares e ataques cardíacos.
Locais de atendimento
Autor: Ascom
Foto: Ascom
Notícias relacionadas
Mais Acessados